Choque de gestão: Mário Marcus anuncia pacote de corte de gastos e cria comissão para reduzir despesas; medidas de economia serão adotadas em todas as secretarias

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Anúncio foi feito ontem na sessão inaugural dos trabalhos da Câmara em 2019; prefeito fez balanços e comemorou geração de empregos

Ontem a noite, o prefeito Mário Marcus (DEM) participou pelo 3 ano consecutivo da sessão inaugural da Câmara Municipal de 2019. Depois de enaltecer o clima de parceria entre os dois poderes e citar diversos avanços e obras, ele voltou a criticar o atraso de repasses do governo do Estado. A dívida chega a mais de R$41 milhões, deste valor R$14 milhões do Fundo de Educação Básica (Fundeb). “Tivemos que usar recursos do caixa da prefeitura para manter salários e serviços, sejam na educação e saúde, em pleno funcionamento”, assinalou.

Mário antecipou medidas de contenção de despesas na prefeitura durante discurso

Durante seu discurso, que durou mais de 20 minutos, o prefeito antecipou que seu governo está adotando medidas para contenção de gastos e redução de despesas. Mário afirmou que será apresentado um pacote de cortes nos próximos dias e foi criada uma comissão para analisar redução e despesas em toda as secretarias, o que vai gerar economia em horas extras, extensão de carga horária e revisão de contratos de terceiros. Segundo informou a nossa reportagem, as secretarias vão apresentar um plano de redução de despesas. “O momento exige uma nova postura de contenção e equilíbrio das finanças sem comprometer os serviços para manter em dia o pagamento de servidores e fornecedores. Estamos fazendo um estudo detalhado de toda a máquina para poder enxugar gastos e melhorar a eficiência dos recursos”, analisou. Uma das medidas para economia de recursos foi o cancelamento do carnaval organizado pela prefeitura.

Mário afirmou que neste ano haverá a execução de diversos convênios, mas relatou que a prefeitura vai melhorar sua capacidade de investimento através da melhoria da arrecadação, citando  o georeferenciamento que atualizará o cadastro de imóveis impactando no aumento do IPTU.

Carnaval 2019

Conforme havia adiantado nossa reportagem, uma das primeiras medidas de austeridade financeira seria de que a prefeitura não promoveria este ano o carnaval. Hoje o Prefeito Mário Marcus anunciou oficialmente de que “não há recursos para a realização do carnaval oficial que, além de todos os desafios, demanda investimentos significativos”.

 

Avanços

Vereadores e o prefeito destacaram clima de parceria e harmonia

Em seu discurso na abertura dos trabalhos legislativos, o prefeito Mário Marcus citou avanços como transferência da pediatria para o Hospital São Vicente, as reformas na policlínicas, o empenho para manutenção de médicos no PSF, reforma no viaduto e túnel e a expansão do distrito industrial.

Empregos

O prefeito citou o bom desempenho da economia de Lafaiete que em 2019 fechou com mais de 2 mil empregos gerados e comemorou a abertura do Mart Minas prevista para metade de março. “Nunca tivermos um ambiente favorável de união de forças que pudessem atrair investimentos em Lafaiete”, analisou. O prefeito também adiantou que em breve serão inaugurado mais duas unidades de PSF e dois postos avançados da Polícia Militar para melhoria da segurança pública.

Tragédia da Vale

O mar de lama que matou centenas de operários na Mina do Córrego do Feijão,e em Brumadinho, foi um dos temas recorrentes dos discursos dos vereadores na retomada do ano legislativo. No início da sessão, a pedido do Vereador Sandro José (PSDB), foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem as vítimas. Já o vereador João paulo Pé Quente (DEM) solicitou que a Câmara enviei condolescências ao povo de Brumadinho pela castástrofe da Vale.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *