O tradicional Festival de Inverno de Congonhas está de volta e chega à sua 30ª edição em 2025 com uma programação diversificada, novidades e grandes atrações que prometem movimentar a cidade entre os dias 11 de julho e 2 de agosto.
A abertura oficial será no dia 11 de julho, com a Romaria Cultural, um cortejo especial que reunirá artistas, produtores e entidades culturais. A concentração está marcada para as 19h na Praça da Basílica e, logo depois, às 20h30, o público poderá conferir o espetáculo Santo de Casa, no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta. A entrada é gratuita, mas é importante chegar cedo, pois o evento está sujeito à lotação.
A programação segue no dia 12 de julho, sábado, com a abertura da exposição “Que beleza é nossa arte”, às 18h, no Paço da Prefeitura. A mostra, que tem financiamento da Lei Paulo Gustavo, poderá ser visitada até o dia 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Ainda no sábado, às 20h, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresentará no Centro Cultural Romaria. A entrada também é livre, sujeita à capacidade do espaço.
No domingo, 13 de julho, às 19h, o projeto Teatro em Movimento apresenta o espetáculo “Vincent, um solo de amor” no Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta. O projeto é patrocinado pela Cemig e CSN e também terá entrada gratuita, com recomendação para que o público chegue cedo.
O festival contará ainda com oficinas culturais que serão realizadas mais para o fim da programação. As informações sobre inscrições serão divulgadas em breve. Entre os destaques da edição está o show da cantora Ana Cañas, que se apresentará durante o festival no Museu de Congonhas, e o espetáculo do renomado Grupo Ponto de Partida, de Barbacena. A Orquestra Sinfônica do Palácio das Artes também está confirmada.
Um dos momentos especiais será o dia dedicado exclusivamente às crianças, com atividades lúdicas e apresentações teatrais voltadas ao público infantil. Além disso, o festival oferecerá uma programação musical variada, contemplando diferentes ritmos e estilos.
O grande encerramento será no dia 2 de agosto, com o show gratuito do sambista Diogo Nogueira, na Praça de Eventos, uma atração nacional que promete fechar o festival em grande estilo. A programação completa será divulgada em breve pelas redes oficiais e site da Prefeitura de Congonhas.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas