Prefeitura busca parceria para a gestão do futuro Parque Municipal da Fazenda Paraopeba

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Secretaria de Obras e Meio Ambiente realizou esta semana Audiência Pública na Câmara Municipal para apresentar a proposta da criação de uma Unidade de Conservação na Fazenda Paraopeba, transformando-a em um Parque Municipal. A presença no evento: representantes da Câmara Municipal, COLMEIA, COPASA, Movimento das Águas, CODEMA, Controladoria Municipal, Procuradoria Municipal, Sala Verde, EMATER, N.H.C.L, Sociedade Civil, entre outros.
A ideia principal é restabelecer e manter as características originais do ecossistema local (fauna e flora), fazendo com que se torne um refúgio para espécies ameaçadas de extinção ou que precise migrar das áreas mineradoras.
Posteriormente a prioridade é realizar atividades na sede da Fazenda voltadas para educação ambiental, cultural e social, realizando visitas com alunos das escolas municipais, estaduais e particulares para fins de apresentar o valor histórico e ambiental da Fazenda Paraopeba, uma das mais importantes da Inconfidência Mineira.
Será realizada uma nova audiência no próximo mês, na Fazenda, para apresentarmos a proposta às comunidades do entorno, Caete e Mato Dentro, mostrando a importância do local se tornar um Parque Municipal.

A intenção é buscar uma entidade parceria para a gestão do parque. O local guarda espécies raras como lobo guará e Tamanduá-bandeira

Fazenda do Paraopeba será transformada em um parque municipal com 16 ha e rico em fauna e flora/ DIVULGAÇÃO

A História

A Fazenda Paraopeba possui como principal cobertura vegetal a tipologia nativa típica do contexto regional, onde os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica coexistem lado a lado, havendo trechos em que a vegetação se interpenetra formando comunidades típicas de tensão ecológica (ecótono).

A Fazenda Paraopeba tem em seu entorno uma grande variedade de ambientes naturais e fragmentos florestais que podem auxiliar no estabelecimento de uma comunidade faunística diversificada. Estes ambientes podem ser observados em associação ao curso do vale do rio Paraopeba, como as matas ciliares, lagoas e várzeas, que são áreas de suporte capazes de fornecer abrigo a diferentes espécies de animais que possuem diferentes exigências ambientais.

A região de entorno da Fazenda Paraopeba está presente no Circuito Turístico da Estrada Real, que possui roteiro conhecido e amplamente divulgado em Minas Gerais e no país. A possibilidade de exploração e uso turístico da propriedade da Fazenda Paraopeba pode auxiliar e contribuir na conscientização dos viajantes e da população sobre a importância da preservação ambiental para a biodiversidade. A criação de uma consciência ambiental deve ser entendida como ação primordial para que gerações futuras aprendam o valor da biodiversidade.

entidades e liderança discutiram formato da criação, da unidade de conservação/ DIVULGAÇÃO

Com extensão de cerca de 16 hectares e localizada no município de Conselheiro Lafaiete (antiga Queluz), em área limítrofe com o município de São Brás do Suaçuí, a Fazenda Paraopeba foi uma das principais propriedades rurais da região, no final do século XVIII, de domínio de Inácio José de Alvarenga Peixoto, um dos mais famosos integrantes da Inconfidência Mineira. Segundo relatos históricos, algumas das reuniões dos inconfidentes teriam acontecido na propriedade.

A casa sede da Fazenda Paraopeba foi construída entre o final do século XVII e início do século XVIII. Com estrutura em madeira não aparente, suas paredes são de pau-a-pique e o piso originalmente composto por grandes tábuas. Em documentos do final do século XVIII, como os Autos da Devassa, por exemplo, há referência à propriedade como Covão, denominação dada graças à conformação da sua topografia, que forma uma cova em seu entorno. Além da casa principal, contava com um anexo que servia tanto para os escravos quanto para a produção da fazenda – segundo reportagem do jornal Estadão, de 19 de abril de 2012, essa estrutura foi derrubada por uma enchente do rio Paraopeba, que passa nas proximidades da edificação.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *