Sem casos confirmados há 4 dias, Piranga ventilou possibilidade de lockdown para conter avanço do covid-19; prefeito testa negativo para a doença

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

BiA simpática e hospitaleira Piranga sentiu nos últimos 10 dias o avanço do coronavírus com o aparecimento de 6 casos confirmados e um óbito. O grave quadro, apesar dos esforços das autoridades sanitárias, exige medidas mais rígidas para frear a propagação da doença. Um idosos ontem (22) recebeu alta médica e foi curado do coronavírus.
Em entrevista ao programa da Rádio Difusora de Piranga, a Secretária Municipal, Flávia Cristina de Oliveira, ao responder perguntas de ouvintes, afirmou que não estaria descartada a possibilidade da prefeitura adotar o lockdown, isto é bloqueio total ou confinamento. A medida é um protocolo de isolamento que geralmente impede que pessoas, informações ou carga deixem uma área. O protocolo geralmente só pode ser iniciado por alguém em uma posição de autoridade.   “A princípio o lockdown cabe ao comitê de enfrentamento e ao executivo. A gente conversou sobre esta necessidade, mas depende de vários fatores. Está havendo reuniões já com os comércios essenciais e o executivo está fazendo estas reuniões para saber como seria a possibilidade. Ainda está em andamento”, afirmou.
A secretária adiantou que as barreiras sanitárias não surtiram o resultado desejado e apontou que tem recebido denúncias de bares abertos contrariando o isolamento social. Flávia Cristina afirmou que a fiscalização será ampliada, com a contratação de fiscais para conter aglomerações e festas tanto na zona urbana como na zona rural. “Os fiscais com a ajuda da Polícia Militar vão promover uma efetiva fiscalização e agentes comunitários de saúde ajudarão nesta tarefa com informações em suas respectivas áreas”, assinalou.
Através de uma termo de cooperação, a prefeitura cedeu ao Hospital São Vicente 4 respiradores.

Prefeitura iniciou desinfecção de espaços públicos/REPRODUÇÃO

Boa notícia
A boa notícia é de que uma idosa internada no Hospital e Maternidade São José com suspeita para o covid-19  recebeu alta na quinta-feira (21). Sobre o Lar de Idosos, onde foi constatado que uma funcionária confirmou positivo para doença, diversas medidas estão sendo tomadas, entre as quais a transferência de idosos para o centro pastoral, o que depende da autorização da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena.

Teste

Ontem (22), durante programa institucional da Prefeitura na Rádio Difusora o Prefeito José Carlos (PV) foi questionado sobre o teste que fez para o caronavírus, quando respondeu que o resultado foi negativo, mas que teria ficado 7 dias em quarentena. O teste foi em função de suspeita de contágio já que participou de 3 velórios, inclusive da idosa falecida pelo vírus.

Ele reforçou sobre a importância do isolamento social como fator principal para conter o avanço da doença. O médico pediatra, que trabalha a Prefeitura, João Bosco, cobrou maior conscientização da população sobre o respeito as regras sanitárias para conter o contágio e alertou que caso a doença a avance o lockdown não estaria descartado.

Boletim

De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado ontem (22), há 4 dias a cidade não confirma caso de covid-19, mas chegou a 114 notificados. 36 casos são monitorados em casa sob quarentena.

Desinfecção

Como medida de proteção, a Prefeitura Municipal de Piranga adotou a desinfecção de portais e entradas de imóveis e demais espaços. Funcionários equipados com máscaras de proteção efetuaram a limpeza pulverizando uma solução à base de água e cloro. O serviço será realizado duas vezes por semana. ( foto capa Guará drone)

Leia mais:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *