Muitas das vezes receber o troco em bala depois de comprar pão e leite na padaria é algo comum, embora seja ilegal. Na falta de moedas, muitos estabelecimentos comerciais “empurram” o doce e balas à clientela, quando não arredondam a diferença de valores para cima.
O alerta vem parte dos órgãos de defesa do consumidor diante das recorrentes reclamações em Lafaiete.
Diante das constantes denúncias, o Ministério Público, através da Curadoria de Defesa do Consumidor, divulgou uma recomendação aos comerciantes locais.
Pela orientação, dirigida através do CDL-C,L os consumidores estariam recebendo troco a menos diante da falta de moedas um centavo. O MP sugeriu a entrega exata da quantia reservada ao cliente nas compras.
Já no caso da falta da moeda o Ministério Público orientou aos comerciantes a arredondar para baixo o preço do produto a fim de fornecer o troco exato ao consumidor. A orientação é de que o comerciante abstenha de produtos para substituir o troco sem consentimento do cliente.
Atenção comerciantes fiquem de olho: o Procon alerta que devolver troco a menos sem o prévio consentimento é crime e pode gerar multa.
Imagem: Reprodução