O Conselheiro não-governamental do Conselho Municipal de Habitação pelo Movimento de Moradia- ASTCOL, João Vicente, ocupou a tribuna popular da Câmara de Lafaiete para discorrer sobre importância da política municipal de habitação de interesse social.
João Vicente ressaltou que o direito a cidade e a função social da propriedade devam ser uma das prioridades do gestor público no sentido de garantir mais justiça e sustentabilidade. “Defendemos a criação do Sistema Municipal de Habitação de Interesse Social e o fortalecimento do Fundo com recursos para implementar programas de regularização fundiária, assistência técnica e construção de moradias para as famílias de baixa renda”, observou.
No final da sua fala João Vicente pediu apoio as vereadores na proposta defendida pelo vereador Chico Paulo e pelo Conselho de Habitação que parte da venda dos imóveis do município seja direcionada ao Fundo Municipal de Interesse Social..
Desde a sua criação em 2005, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social não foi ainda contemplado com recursos para implementação de ações no campo da habitação e da regularização de interesse social. “Lafaiete precisa urgente fazer um planejamento urbano para tirar da ilegalidade fundiária e melhorará a infraestrutura urbana dos bairros periféricos onde concentra milhares de famílias de baixa renda morando de aluguel ou em situação de irregularidade”, assinalou Joao Vicente. Tribuna Popular é um espaço q pode ser utilizado pela sociedade civil organizada por 10 minutos.