×

Clima de medo: moradores promovem reunião e deputados se encontram com promotor para discutir segurança em barragem

Moradores defendem suspensão das atividades da barragem Casa de Pedra/ Divulgação

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criou Comissão Externa destina da fazer  o acompanhamento e fiscalizar as barragens existentes no Brasil e acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento da barragem da Vale de Brumadinho ocorrida no dia 25.

Hoje por volta das 16:00 horas, um grupo de deputados federais Padre João, Fred Costa e  Rogério Correa e os deputados estaduais Cleitinho, Beatriz Cerqueira e Bartô se reúnem com o promotor da comarca de Congonhas, Vinícius Alcântara Galvão quando discutem os riscos e segurança da barragem de rejeitos de Casa de Pedra de propriedade da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Reunião

Por volta das 18:00 horas, moradores dos Bairros Residencial e adjacentes se reúnem na Quadra do Dom Oscar, em Congonhas, para discutir ações em torno de ações em torno da barragem Casa de Pedra. Eles buscam apoio para pressionar pela suspensão das atividades e transferência de suas casas distantes da barragem, cujo empreendimento a mineradora antecipou que será desativada no final de 2019.

Suspensão

A CSN planeja encerrar a disposição de rejeitos na barragem Casa de Pedra, em Congonhas (MG), até o fim do ano. A desativação da barragem de mineração, apontada como uma das maiores do mundo localizada em área urbana, será feita gradualmente, após a entrada em vigor da segunda fase do projeto de processamento industrial, que permite a recuperação de parte do minério de ferro presente nos rejeitos.

A mineradora já consegue “secar”, ou seja, extrair a água e recuperar parte do minério de ferro, de quase metade dos rejeitos atualmente produzidos no complexo Casa de Pedra. Com a conclusão da segunda etapa do projeto, já em fase de testes, quase 100% do material hoje descartado passará a ser submetido ao processo de filtragem e separação magnética. Toda a água retirada do material antes descartado poderá ser reutilizada nos processos produtivos. Já os resíduos sólidos passarão a ser empilhados em outro local.

https://www.facebook.com/2277751452507444/videos/2104973456285132/

Leia mais:
http://correio.local/liminar-proibe-paralisacao-contra-a-csn-sob-multa-de-r10-mildia-ao-vereador-feliciano-monteiro/

http://correio.local/promotoria-cobra-informacoes-de-desativacao-da-barragem-da-csn/

http://correio.local/prefeitura-exige-novos-laudos-de-estabilidade-de-barragens-da-csn-vale-ferrous-e-gerdau-movimento-dos-moradores-do-residencial-faz-cobrancas-ao-prefeito-zelinho-e-a-csn/

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp