Perto de completar 45 anos de produção, a “Cachaçaria Vale do Piranga” promete mexer com o mercado de destilados do gênero em Minas e no até no Brasil.
Situada às margens da BR MG482, em Piranga, a Fazenda Boa Vista se prepara para colocar no mercado uma linha de 7 novos produtos da “Cachaça D’Vale” que será distribuída nos principais hipermercados brasileiros…. O sexton e sétimo produto da série de produtos ( uma cachaça orgânica prata e uma Ouro ) serão de uma “Cachaça Orgânica” que serão fabricadas também na cidade de Piranga na Fazenda Pirapetinga que está construindo uma fábrica de ponta para atender a este nicho de Mercado.
A proposta ambiciosa é do empresário e zootecnista Antônio Sérgio Peixoto Maciel que pretende também chegar ao mercado externo… em especial aos Estados Unidos, Canadá e União Europeia.
Sérgio herdou de seu pai o know-how e a paixão pela fabricação de cachaça de qualidade . “A qualidade sempre foi a obsessão do papai”, salienta Sérgio.
“Nossa produção é quase artesanal e em alambiques de cobre. Inicialmente a produção era em engenho movido a tração animal ainda com juntas de bois. Isso ficou no tempo e agora a produção ainda artesanal é bastante mecanizada e com rigoroso controle de qualidade.”
A empresa é certificada pelo Ministério da Agricultura (MAPA), também com Autorização Ambiental de funcionamento pela Fundação de Meio Ambiente (FEAM). As duas nascentes dentro da propriedade são outorgadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e anualmente são coletadas amostras de água para controle de qualidade e teste de pureza.
Todo o ciclo de produção da D’Vale, desde o plantio da cana de açúcar até o envazamento da cachaça, acontece na própria Fazenda Boa Vista. O empreendimento é totalmente auto sustentável…e a empresa já iniciou o processo de certificação junto à WFTO (World Fair Trade Organization) se comprometendo a seguir os 10 princípios básicos:
1)Relação de longo prazo que ofereça treinamento , apoio, capacitação e desenvolvimento dos produtores e colaboradores envolvidos.
2)Transpaência e prestação de contas.
3)Praticas de comercio justo(fair trade).
4)Pagamento justo.
5)Não ao trabalho infantil e ao trabalho escravo.
6)Não à discriminação e à desigualdade de gêneros e apoio ao associativismo.
7)Boas condições de trabalho e ambiente de trabalho seguro.
8)Respeito à legislação e às normas trabalhistas nacionais e internacionais.
9)Promoção do comércio justo(fair trade).
10)Respeito ao meio ambiente.
Veja as fotos a seguir:
[Best_Wordpress_Gallery id=”181″ gal_title=”Cachaçaria 21/05″]