A Câmara Municipal de Lamim realizou no último dia 17 na Comunidade do Matadouro a 1ª Sessão da Câmara Itinerante de sua história, com a participação das Comunidades do Matadouro, Santo Antônio e Cachoeira. Foram convidadas todas as autoridades do Município.
A Câmara Itinerante é um marco histórico municipal, sendo de suma importância para a participação popular na tomada de decisões dos Poderes Legislativo e Executivo Municipais. É o povo manifestando a sua vontade às autoridades.
A Câmara confeccionou e distribuiu aos presentes uma cartilha explicativa sobre a importância do Poder Legislativo no Município. Durante a reunião houve a leitura da Resolução nº 001/2019 “Que institui o Programa Câmara Itinerante no Município e dá outras providências”.
Os cidadãos presentes fizeram o uso da palavra e apresentaram as necessidades das comunidades.
Comunidade do Matadouro
Melhoria das manilhas pluviais, esgoto a céu aberto em determinado local, falta de postes de luz nas proximidades de algumas residências e falta de braços das lâmpadas em alguns postes. Questionaram o pagamento da contribuição de iluminação pública sem usufruir da iluminação pública que custeiam.
Comunidade do Santo Antônio
Patrolamento e encascalhamento da estrada e o patrolamento dos galhos da estrada.
Infelizmente os moradores da Comunidade da Cachoeira não compareceram. Após a manifestação dos presentes, o Presidente, atendendo a preceituação do Item V do Anexo Único da Resolução nº 001/2019, solicitou que cada comunidade elegesse dois delegados, um titular e um suplente, ficando eleitos: Comunidade do Matadouro: Delegado Titular: Célio Rodrigues de Carvalho, Delegada Suplente: Rosimar Aparecida Silva Reis. Comunidade do Santo Antônio: Delegado Titular: Claudinei Nogueira Miranda, Delegado Suplente: José Damásio Soares.
Os delegados eleitos assumiram o compromisso perante as comunidades de participarem das reuniões ordinárias na Câmara Municipal de Lamim. Atendendo ao Disposto nos Anexos VII e VIII do Anexo Único, o Presidente encerrou a sessão comunicando que as resposta das demandas e providências a serem tomadas serão informadas na próxima sessão itinerante na Comunidade, que ficou designada para o dia 17 de setembro, às 18:00 horas, com a participação das comunidades presentes neste mesmo local.
Confira depoimentos de cidadãos que participaram da reunião:
Rosimar Aparecida Silva Reis. Professora e Moradora da Comunidade Matadouro:
“O projeto da Câmara Itinerante é maravilhoso, em que as pessoas têm a oportunidade de levar ao conhecimento dos vereadores os problemas da comunidade”.
Claudinei Nogueira Miranda, Cidadão da Comunidade Santo Antônio:
Como representante do Santo Antônio, poso afirmar que os vereadores estão de parabéns pela iniciativa, que ela continue gerando resultados para nossa comunidade”.