O problema da qualidade da água no Bairro Pires volta a preocupar os moradores do Bairro Pires em Congonhas. Durante vários anos, a comunidade era abastecida por caminhões caminhões-pipa e galões de água mineral pagos pela mineradora que provocou o dano, graças a uma determinação do Ministério Público.
Desde a chegada da Copasa a situação normalizou, mas esta semana nossa reportagem recebeu fotos e vídeos expondo a situação de risco a saúde. “A cor da água é vermelha e parece barro. Isso é que estamos usando para beber, abastecer nosso consumo e até mesmo na nossa alimentação”, relatou uma moradora.
Segundo ela, o abastecimento estaria comprometido por uso de nascentes por uma mineradora. “Nossa comunidade é muito sacrificada. Sofremos com poeira, nosso bairro cercado por mineradoras, temos o problema da rodovia, da ferrovia, em uma total falta de segurança. Agora novamente é a água que consumimos. Pedimos uma solução as nossas autoridades”, cobrou a moradora.
Nossa reportagem acionou o Ministério Público e a Copasa e aguarda informações sobre a qualidade da água consumida por parte de moradores do Pires.
Veja o vídeo: