16 de abril de 2024 14:10

Congonhas se torna microrregião de saúde, beneficiando mais de 120 mil habitantes; medida é reconhecimento pelos avanços

O serviço de saúde pública de Congonhas vem se consolidando cada vez mais, graças aos investimentos realizados pelo Governo Municipal na área e ao atendimento de qualidade ofertado à população. Agora, o Município tem mais uma conquista: é sede de uma nova microrregião de saúde de Minas Gerais. A primeira reunião sobre a efetivação da base territorial foi realizada nesta quinta-feira, 5, no Museu de Congonhas. 

Outros cinco municípios compõem a Microrregião de Congonhas: Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás de Suaçuí. Na prática, o Município tem mais autonomia na regulação e escala de oferta de serviços ambulatoriais e hospitalares de média a alta complexidade, beneficiando 124 mil habitantes. A base territorial continua pertencendo à Macrorregião Centro Sul.

Até então, a base de saúde era bipolarizada por Conselheiro Lafaiete e Congonhas, que, devido aos avanços na área, preencheu os requisitos para a redivisão. O Município investiu, em 2019, 29% de suas receitas nos serviços de atendimento médico e odontológico, com execução obras, criação de novos serviços, aperfeiçoamento de profissionais, entre outros, garantindo, assim, assistência integral ao cidadão, desde a atenção primária até a atenção especializada.  

Efetivação da Microrregião de Congonhas 

Para marcar a criação da Microrregião de Congonhas, um encontro foi realizado nesta quinta-feira, 5, no Museu de Congonhas. 

“Vir aqui hoje, por esse motivo consolidado, que é Congonhas como sede microrregional, para mim, é muito importante. É muito mais do ser mais uma microrregião do Estado. Isso marca a consolidação do planejamento, da busca de uma qualificação da saúde. É uma conquista para a cidade e região. Vocês já estão famosos por fazerem uma boa gestão de saúde”, pontuou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. 

A entrega de sete unidades básicas de saúde (UBS), construção da Centro de Atendimento Materno-Infantil, implantação do CTI e do Centro de Imagem no Hospital Bom Jesus e atendimento médico e odontológico em 28 postos e na UPA 24h são alguns dos investimentos e serviços apontados pelo prefeito Zelinho durante o evento.  

“Investimos muito em saúde. Em todas as pesquisas que fazemos, o que as pessoas elogiam mais é a saúde. No Brasil, em qualquer pesquisa que se faça, a maior reclamação é sobre a saúde. Aqui não, pelo contrário. Fico muito feliz. É importante que a Secretaria de Estado saiba o que estamos fazendo e manter parcerias, para que a gente possa continuar avançando, ainda mais agora, com essa responsabilidade de ser sede de uma microrregião de cidades tão importantes e queridas”, completou o Chefe do Executivo. 

“Hoje é um dia histórico para Congonhas. Tenho certeza que vão aparecer desafios que são inerentes à saúde, afinal todos os dias somos surpreendidos por novas demandas, mas tenho certeza de que estamos preparados. A responsabilidade é maior, sobretudo porque seremos responsáveis por 124 mil habitantes, é um passo muito grande que estamos dando, mas temos condições, estamos preparados e iremos ofertar aquilo que o SUS tem de melhor”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Catizane. 

A superintendente da Regional de Barbacena, Hérica Vieira Santos, parabenizou a concretização da sede microrregional de Congonhas. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade