17 de abril de 2024 21:19

Coronavirus preocupa trabalhadores de mineradoras e siderúrgica da região

Após as notícias dando conta do fechamento do comércio em várias cidades, como forma de evitar a disseminação do coronavírus, familiares de funcionários das grandes empresas da região como Gerdau, CSN e Vale, demonstraram o temor em relação às condições enfrentadas por esses trabalhadores. A reclamação se baseia em situações como ônibus lotados e aglomerações nos locais de trabalho. “Estamos todos aflitos e gostaríamos de saber o que os órgãos responsáveis vão fazer em relação a isso. Vão deixa-los expostos ou vão tomar alguma atitude”, questionou.
Em nota à imprensa, divulgada na manhã de quinta-feira, (19), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou que, neste momento de grande preocupação mundial com o coronavírus, a empresa adotou todas as medidas cabíveis recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Tais medidas envolvem cuidados com a higiene, limpeza de mãos, limpeza das próprias unidades, acompanhamento médico, restrição de visitas, reuniões, viagens e contatos, análise de grupos de risco e difusão interna de medidas de prevenção.
“Acreditamos que estamos dando nossa contribuição para a preservação dos empregos e da economia local e nacional. Estabelecemos um Comitê de Crise para monitoramento dos acontecimentos em tempo real e para podermos atuar com maior eficiência e eficácia. Acreditamos que a melhor maneira de enfrentar o problema é, além das medidas citadas, trabalhar com informação e com transparência.
Precisamos fazer todo o esforço para que essa segurança seja mantida o máximo possível. Estamos em contato com as autoridades locais, municipais e nacionais. Reafirmamos que a CSN está aberta à colaboração para o bem-estar da cidade”, concluiu a nota.

Gerdau

A Gerdau informa em seu site que está seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde. Neste sentido, a empresa adotou uma série de medidas para mitigar o risco de transmissão nos locais de trabalho, como a recomendação de home office, criação de comitês de crise e o cancelamento de viagens nacionais e internacionais e a participação em eventos externos. A Gerdau reforça, ainda, que a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para a empresa. A Companhia acompanha diariamente a evolução do cenário de pandemia e os impactos que essa situação traz para as rotinas dos colaboradores, suas famílias e, também, para o negócio.
“Estamos tomando todas as medidas apropriadas, respeitando à natureza e realidade de cada unidade ou região específica, para proteger a segurança e a saúde dos nossos colaboradores e todos aqueles que interagem conosco, como clientes e comunidades vizinhas. Nosso grande foco é o bem-estar das pessoas e a preservação das nossas operações e dos empregos que geramos”, ressalta Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Vale

Em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Vale também informa em seu site que, desde segunda-feira (16), empregados cujas funções são elegíveis a home office, passam a trabalhar remotamente. A recomendação é que trabalhem nos prédios apenas o número mínimo de pessoas para manutenção de serviços essenciais.
A empresa ressalta que se trata de medida preventiva, com o objetivo de garantir a segurança dos empregados e da sociedade em geral, reduzindo a circulação de pessoas em um mesmo ambiente, além da exposição a ambientes coletivos como ônibus, metrô e elevadores.
Seguem ainda canceladas ou postergadas até novo aviso as viagens não-essenciais internacionais e domésticas, valendo o mesmo para eventos. Também foi criado um Plano de Preparação e Resposta e específico para o COVID-19, que estabelece níveis de gravidade e ações específicas bem definidas. As ações decorrentes da pandemia estão sendo geridas por uma estrutura de comitês regionais e executivo, criados especialmente para garantir a segurança de todos.( Vertentes Online)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade