Os Agricultores Familiares de Congonhas que produzem suas mercadorias no Município voltaram as expor seus produtos, durante a quarentena do coronavírus, nas barracas externas da Feira do Produtor Rural de Congonhas na tarde e noite, desta sexta-feira, 17 de abril. Até então, somente sacolões, mercearias e supermercados e padarias estavam comercializando este tipo de gênero alimentício que volta a ser encontrado também na tradicional feira. Boa parte da produção local estava sujeita a perecer. Mas o Decreto Nº 6.950, de 14 de Abril de 2020, permite o funcionamento da Feira, mediante a observação de regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias e que foram observadas por todos no primeiro dia.
Servidores da Diretoria de Desenvolvimento Rural, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura, e a Guarda Municipal atuam na organização do espaço. Os produtores utilizam máscara e luvas látex. Profissionais de saúde do município estão mobilizados em uma ação para conter e prevenir a transmissão do coronavírus durante o período de funcionamento da feira. O trabalho é realizado até às 22h desta sexta e, neste sábado, 18, até o encerramento das atividades dos feirantes.
Seguindo a determinação da Vigilância Sanitária, foi adotado um sistema de rodízio, sendo que o número de pessoas que podem entrar no local por vez está limitado para que não ocorra aglomeração. As equipes estão organizando a fila de entrada.
Além disso, estão sendo feitas aferição de temperatura e triagem dos consumidores que apresentam sintomas de síndromes gripais, geralmente associados aos sinais da covid-19. Os profissionais também estão fornecendo máscaras de proteção e orientando a população.
Neste e nos demais sábados, a Feira do Produtor Rural irá funcionar das 6h às 12h.