26 de abril de 2024 10:44

Trabalhadores da educação em Minas encerram greve sanitária após acordo

Uma audiência de conciliação, nessa terça-feira (17) colocou fim na greve sanitária promovida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) desde o dia 2 de agosto. O acordo definiu que as aulas presenciais voltarão na quinta (19) e que haverá reposição do conteúdo presencial em um prazo de 90 dias, a partir da data do retorno às atividades.

O acordo foi homologado pela desembargadora Albergaria Costa, do 2º Cartório de Feitos Especiais. O documento diz, também, que haverá abono de faltas do dia 2 de agosto, quando a paralisação foi iniciada, até esta quarta (18). Na última sexta (13), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) havia suspendido a greve convocada pelo Sind-UTE/MG, sob pena de multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento, limitada até R$ 2 milhões.

O sindicato destacou, no início da paralisação, que o movimento seria realizado nas regiões onde houver a convocação presencial, mas o ensino remoto continuaria a ser prestado aos estudantes.

Para justificar a greve, Sind-UTE/MG informou que ainda não há controle da pandemia no estado, já que boa parte da população, até mesmo professores, ainda não estão vacinados contra a COVID-19.

Por outro lado, em diversas notas durante a pandemia a Secretaria Estadual de Educação (SEE) sustentou que o retorno das aulas presenciais é gradual, híbrida e facultativa. A pasta também pontuou que a volta segue protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Informações Estado de Minas

FONTE: BARBOSO EM DIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade