Depois de mais de 10 anos, mas uma obra que será concluída. Com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio e Cultura, no valor de R$512 mil, a fonte luminosa, situada na Praça Tiradentes, será enfim restaurada.
A licitação já foi concluída e a obra está em fase de final da contratação da empresa MCR – Minas Construções e Restaurações, a mesma que é responsável pela execução da reforma da Casa de Cultura Gabriela Mendonça.
O restauro da fonte luminosa é aguardado pelos lafaientenses e vai dar um toque de charme e beleza à praça revelando como o cartão postal cidade.
A obra prevê o resgate da originalidade da fonte, como novo sistema hidráulico computadorizado, lago refeito, colocação de novas pedras e retirada da grade e novo jogo de luzes.
Antes de sua morte, ocorrida em fevereiro deste ano, Dona Avelina foi consultada na elaboração do projeto sobre a originalidade da fonte.
O projeto de restauração contempla a criação de casa de máquina subterrânea próxima a Fonte onde ficará os elementos básicos a seu funcionamento, motobomba, filtro de coloração e quadro de comando com automação.
A Fonte contará com a harmonização das instalações hidráulicas e elétricas como o arquitetônico e compatibilização entre si e a retomada similar da iluminação cênica da original “fonte das luzes”,
Mais um bem restaurado.
A história
A “Fonte da Independência”, também chamada de “Fonte Luminosa”, faz parte do Conjunto da Praça Tiradentes. Ela foi construída na década de 40, na gestão do Prefeito Mário Rodrigues Pereira, em estilo “Art Déco”, se constitui de um espelho d’água que tem ao centro um pedestal artístico (com 2 níveis de bandeja) que mimetiza a forma de uma taça.
Também consta um jardim ao seu entorno e suas instalações elétrica e hidráulicas. Sua estrutura foi executada em concreto armado e pré-moldado em 8 pelas que foram o pedestal.
O monumento registra um período de modernização da Praça e da cidade tornando um marco histórico emblemático e de grande referência aos lafaietense. Ela foi tombada em 2.000.