28 de março de 2024 11:51

Aulão Solidário de Redação para o Enem será realizado em Lafaiete

 O Teatro Municipal de Lafaiete será palco de uma aula-espetáculo sobre a redação do Enem. O aulão acontece dia 19 de novembro, às 19h. O ingresso é um litro de leite integral que será doado para Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac). Com objetivo de compartilhar técnicas de redação para os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado no Teatro Placinda de Queirós, o Aulão Solidário de Redação. O projeto é desenvolvido pelo professor, ator e jornalista Éverlan Stutz que criou uma metodologia específica centrada na estrutura do argumento que abrange as cinco competências exigidas na redação. Trata-se de uma aula-espetáculo, na qual o professor interage com o público, elabora dinâmicas de produção de argumentos, musicaliza poemas e declama os autores mais cobrados no Enem.  

Devido às medidas sanitárias adotadas, a capacidade de ocupação do teatro foi reduzida. Para garantir a participação no evento, é necessário fazer a doação de um litro de leite integral. As doações arrecadadas serão repassadas para a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac). Criada em 2004, a instituição executa ações sociais na região do Alto Paraopeba e necessita da doação de leite. A Asapac atende mais de 100 pacientes com câncer e conta com serviços de psicólogos, nutricionistas e podólogos.  De acordo com a assistente social Renata Moraes, a associação não recebe verbas governamentais e o trabalho é feito a partir de doações.  “Doamos mensalmente 60 cestas básicas. Atendemos pacientes de Lafaiete e região. Agora estamos com pacientes de Monsenhor Isidro, Senhora de Oliveira, Lamim, Rio Espera, Santana, Piranga, Casa Grande e Pedra do Anta. A doação de leite será bem-vinda. Priorizamos o acolhimento do paciente. Por meio desse acolhimento, vamos conhecer quais são as necessidades dele”, explica Renata.  

 A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Para o secretário de cultura Geraldo Lafayette, é necessário criar oportunidades para a juventude com iniciativas que possam colaborar na preparação para o Enem.  “Pela segunda vez, recebemos na cidade o aulão de redação do professor Éverlan Stutz, que ensina macetes e técnicas de redação, com didática criativa, descontraída e interativa”, relata Geraldo. As pessoas interessadas devem reservar a vaga via telefone 3769.2600. As doações devem ser entregues no Teatro Municipal, na hora do aulão que acontece dia 19 de novembro, às 19h.

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos (21 e 28 de novembro). A redação está prevista para o primeiro dia de provas.

Informações sobre o projeto Aulão Solidário de Redação para o Enem pelo e-mail [email protected]
Aulão de Redação para o Enem

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade