25 de abril de 2024 10:17

Professora piranguense vence a Covid-19 e escreve cartilha sobre a doença

Depois de passar 28 dias internada e desses, 15 no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital e Maternidade São José em Conselheiro Lafaiete devido a complicações da Covid-19, a professora Adriana Mendes Concesso, lançou no último dia 6, na Escola Estadual Coronel Amantino Maciel (EECAM), em uma tarde de autógrafos, a cartilha ‘Coronavírus: combatendo com as armas certas’.

A obra versou sobre os cuidados com a doença e finalizou o projeto: ‘Uma mão lava a outra’. “A escola é um potente instrumento para conscientizar as pessoas no combate às doenças infecciosas como a Covid-19”, ressalta Adriana ao relembrar que assim que começou a elaborar a cartilha, contraiu o vírus e teve que ser hospitalizada em estado grave. “Ninguém quer passar por isso, mas infelizmente o vírus é real e nos afeta silenciosamente. Foram dias terríveis. Ficar longe dos meus filhos e familiares não foi nada fácil”, revela ao destacar que esperava ansiosamente pela divulgação e distribuição da cartilha. “Quando fiquei sabendo da notícia que a cartilha já estava sendo distribuída fiquei muito emocionada. ”

O projeto

No projeto foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e combate ao avanço da COVID-19, principalmente nos cuidados ao retorno das aulas presenciais. Entre as ações desenvolvidas estavam a leitura de folders e panfletos, por isso, foi trabalhada a cartilha distribuída pelo PSE (Programa Saúde na Escola) da cidade de Piranga. A cartilha foi uma proposta da equipe do PSE ‘Saúde na Escola’ e começou a ser realizada no início de maio quando a professora recebeu o convite da psicóloga Naisy Milagres para escrever a obra.

A cartilha é apresentada através de um poema todo rimado tornando a leitura mais agradável. Ela contém textos que oportunizam através do lúdico, reflexões sobre os cuidados necessários de prevenção ao Coronavírus no território escolar, podendo ser estendido ao ambiente familiar. “Através da Cartilha estamos conscientizando e aprendendo de forma divertida”, disse a professor ao ressaltar que “Uma mão lava a outra e juntas, escola e família podem combater o Coronavírus usando as armas certas. Que se juntem a nós vários guerreiros para vencermos essa batalha contra esse vírus terrível que têm ceifado muitas vidas. ” 

Para a professora, que sempre esteve à frente de projetos educacionais da EECAM, educar é uma dádiva. “Como alfabetizadora e professora sempre incentivei meus alunos a ler e escrever, por isso, ao produzir a cartilha pude expressar toda a minha preocupação e falar sobre os cuidados que devemos ter para tentar acabar com esse vírus”.

Texto: Renato Crispiniano

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade