28 de março de 2024 17:39

Prefeito de cidade da região sanciona lei que garante distribuição gratuita de absorvente

O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza (Dinho), sancionou a Lei 4.035/21, proposta pelo poder executivo municipal, que garante distribuição de absorventes descartáveis às alunas matriculadas e frequentes na rede municipal de ensino.

De acordo com a nova lei, as estudantes com idade igual ou superior a 11 anos terão direito a receber um pacote contendo oito absorventes por mês. Os mesmos serão entregue nas escolas municipais nas quais as alunas estiverem matriculadas.

O objetivo da lei é promover a atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação, combater a precariedade menstrual e reduzir a desigualdade social garantindo a universalização do acesso, às estudantes, aos absorventes higiênicos, durante o ciclo menstrual.

A expectativa do Secretário Adjunto de Educação, Rodrigo Mendes, é de que os trâmites burocráticos legais do processo de aquisição dos absorventes sejam concluídos nos próximos meses e os mesmos comecem a ser entregues mensalmente a aproximadamente 1300 alunas ainda no primeiro semestre de 2022. A distribuição permitirá, ainda, a diminuição da evasão escolar, tendo em vista que muitas meninas faltam às aulas quando estão menstruadas.

“A ONU estima que uma em cada dez meninas falte à escola, durante a menstruação. No Brasil este índice é, ainda maior, pois estima-se que uma em cada quatro mulheres já faltou à aula por não poder comprar absorventes. Por isso, esta ação oportunizará condições dignas de acesso às aulas, durante, o período menstrual além de promover uma educação mais humanizada e acolhedora”, ressalta Mendes.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade