Pelo terceiro ano consecutivo, os aposentados e pensionistas devem ter o 13º salário do INSS possivelmente antecipado
A expectativa é que os pagamentos do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social sejam realizados nas folhas de abril e maio. Assim, pelo terceiro ano consecutivo, os aposentados e pensionistas podem ter o 13º salário do INSS antecipado. Além disso, projetos preveem liberação de 14º salário ainda em 2022.
13º salário INSS será antecipado em 2022?
A previsão é que os valores correspondentes ao décimo terceiro salário do INSS sejam liberados, provavelmente, nos meses de abril e maio.
O chamado Programa de Renda e Oportunidade, preparado pelo ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, objetiva injetar recursos na mão dos trabalhadores até o final de 2022 e o governo está empenhado em estimular a economia.
Conforme informações da Agência Reuters, além de antecipar o décimo terceiro salário, poderá haver liberação de recursos das contas do FGTS, criação de programa de microcrédito digital e ampliação de empréstimos consignados.
E o 14º salário do INSS? Será pago?
Os beneficiários do INSS ainda estão aguardando a aprovação do 14° salário relativo aos anos de 2020 e 2021. A previsão inicial era de que o primeiro pagamento fosse realizado no mês de março de 2022 e o segundo pagamento seria realizado em 2023. Contudo, ainda não houve aprovação do projeto.
Dessa forma, para que os valores sejam repassados, o PL 4367/20 precisa ser aprovado nas duas Casas Legislativas e sancionado pelo presidente da República. O texto está parado na Câmara dos Deputados desde fevereiro de 2022 e não tem prazo para ser aprovado na Casa Legislativa.
Terão direito ao 14° salário do INSS apenas os segurados que recebem:
- Aposentadoria;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte.
É importante lembrar que os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não contam com o abono normal (13º salário do INSS) e, por isso, ficam impedidos também de ter acesso ao novo repasse.
FONTE CONCURSOS NO BRASIL