18 de abril de 2024 14:35

Nova CNH começa a valer a partir de hoje em todo Brasil

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começa a ser emitida hoje em todo o país

Após um longo período de espera desde a resolução 886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda em dezembro de 2021.

Finalmente, nesta quarta-feira, 1º de junho, começa a valer em todo o território nacional o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É importante esclarecer desde o início que a troca do modelo atual para o novo padrão não será imediata. A substituição acontecerá gradativamente conforme informa a Resolução do Contran.

Os primeiros a receber serão os motoristas que estão tirando a CNH pela primeira vez, que estão renovando ou ainda que estejam emitindo a segunda via do documento.

Para quem possui o modelo anterior da CNH, o mesmo será aceito até o fim da validade e a troca para o novo formato acontecerá no momento da renovação do documento.

Para o Contran, apesar de ter sido publicado em dezembro de 2021, a medida começa a valer apenas neste dia 1º de junho, pois, foi o prazo que o Conselho deu para que os Detrans pudessem se adequar às mudanças.

O que muda na nova CNH

Para o Contran, as mudanças se baseiam em dois pontos chaves, sendo eles para trazer um processo de modernização do documento se adequando ao modelo internacional de habilitação, como também para trazer novos itens de segurança.

No quesito segurança a nova CNH terá elementos gráficos que vão dificultar a falsificação e fraudes, através de itens de segurança vistos apenas com luz ultravioleta, holograma e tinta fluorescente.

No novo documento também será permitido utilizar o nome social e a filiação afetiva do condutor caso o mesmo queira que essas informações estejam contidas na CNH.

Na nova carteira de motorista haverá também uma tabela com o desenho de vários veículos que terá a marcação de quais tipos de veículos cada motorista está apto para conduzir.

No campo de informações quanto a possíveis restrições de saúde, também será informado se o condutor utiliza a CNH como meio de trabalho, como no caso de caminhoneiros, taxistas e demais profissões.

No caso da assinatura do motorista, a mesma agora ficará logo abaixo da foto, diferente de como era antes onde a assinatura ficava após a dobra do documento.

Por fim, haverá a implementação das letras “P” para identificar que o motorista está com a Permissão para dirigir e a letra “D” para identificar que o motorista está com o documento em versão Definitiva.

FONTE JORNAL CONTÁBIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade