Programa Recupera IPVA tem como objetivo ajudar condutores a regularizarem suas dívidas. Veja como funciona.
O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) é um imposto que pesa bastante no bolso dos brasileiros, que algumas acabam atrasando o pagamento e acumulando dívidas. Para auxiliar da regularização desses motoristas, o governo do Rio de Janeiro criou o programa Recupera IPVA.
A inciativa concede descontos de até 90% nos juros e multas gerados pelo atraso nos pagamentos. Quem está com débitos inscritos ou não na Dívida Ativa, feitos até 30 de novembro de 2020, pode parcelar o valor em até 24 meses.
No Rio, cerca de 1,7 milhão de veículos estão com débitos atrasados referentes ao tributo. O número representa cerca de R$ 1,4 bilhão em recursos.
Adesão ao Recupera IPVA
Para parcelar débitos de IPVA que ainda não foram inscritos na Dívida Ativa e regularizar sua situação, o proprietário deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro. Confira o passo a passo:
- Clique na opção “Atendimento Digital”;
- Faça login pelo sistema Gov.br ou certificado digital;
- Confira os débitos em aberto e as formas de pagamento disponíveis;
- Escolha qual a melhor opção de acordo com sua renda;
- Toque na página de emissão do Darj (Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro).
O documento para pagamento das parcelas é liberado no 1º dia de cada mês, com vencimento sempre no 5º dia. Já os débitos inscritos em Dívida Ativa podem ser renegociados no portal da Procuradoria-Geral do Estado.
FOTNE EDITAL COCNURSOS