2 de maio de 2024 23:37

CODAP avança em defesa da BR 040 e retomada das obras; edital de concessão está previsto para agosto

O CODAP (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba), presidido por José Walter Resende Aguiar (Prefeito de Entre Rios de Minas), que conta também com a assessoria do Engenheiro Crispim Ribeiro, (consultor técnico para assuntos da 040), que já vem atuando nesse projeto desde 2013 (ocasião da publicação do primeiro edital ANTT 006/2013), tem prestado relevantes trabalhos em relação à retomada das obras de duplicação da rodovia BR 040, que foi paralisada em função do episódio da Lava Jato. Fator esse que motivou a devolução do trecho através da atual Concessionária e, consequentemente, a abertura de um novo processo licitatório para a retomada das obras da rodovia. 

Superando todos esses fatores adversos, a equipe do CODAP, coordenada pelo Secretário Executivo (Paulo Cezar Lopes Corrêa); operacionalizada pelo Diretor Técnico (Dimas Antônio Marioza) e equipe, além do apoio dos vinte e quatro municípios associados, mesmo com atuação em vários outros importantes projetos setoriais de grande interesse para o desenvolvimento da região, abraçou também a causa da BR 040 e tem disponibilizado todo apoio administrativo e logístico para alavancar e viabilizar a retomada das obras de duplicação desse grande projeto para o desenvolvimento da nossa região.

Tanto o Prefeito José Walter, como o Engenheiro Crispim Ribeiro, que atuam na linha de frente das ações relacionadas à retomada das obras da BR 040, além da divulgação e comentário da matéria em todas as assembleias mensais dos Prefeitos, tem participado de várias reuniões na sede da Via 040, no Instituto Estadual de Florestas e no Ibama Regional, além de se deslocarem para Brasília, para se reunirem também com a EPL (Empresa de Projetos e Planejamento S/A; ANTT (Agência Nac. Transp. Terrestres; Ministério da Infraestrutura, etc., incluindo ainda, visitas aos gabinetes das nossas representações políticas, como parceiros, para acompanhamento das nossas demandas municipais.

O CODAP, diante desse esforço e determinação, vem atuando em vários setores relacionados à retomada das obras da BR 040, buscando sobretudo, o cumprimento do cronograma do edital que, segundo o PER (Programa de Exploração da Rodovia) da ANTT, prevê a publicação do edital para o terceiro trimestre desse ano (agosto), a realização do leilão no quarto trimestre também desse ano (outubro) e a assinatura do contrato para início da obras no primeiro trimestre de 2023.

É exatamente nessa última fase do cronograma do edital da 040 a ser pulicado que concentra o maior esforço do CODAP, através das suas representações políticas, para que o contrato da nova concessão seja assinado, no máximo, até o último dia do mês de dezembro de 2022. 

Ao longo desses próximos semestres, o CODAP retornará à Brasília para fazer gestões em relação aos itens de interesse da nossa região, tais como: 1) Acompanhamento da análise e aprovação das 138 demandas de obras de infraestrutura, de interesse dos municípios interceptados pela rodovia, ao longo do trecho (Nova Lima a Juiz de Fora), numa extensão de 270 km; 2) Alteração do projeto (trincheira), a ser implantado no km 576+800 (Trevo de Moeda), que interfere com a Unidade de Conservação da Serra de Moeda); 3) Iniciar as obras da rodovia a partir de BH – Sentido Rio e não do Rio – Sentido BH, pela intensidade do fluxo de veículos na nossa região, principalmente, caminhões que transportam minério , além dos índices elevados de acidentes, segundo estatísticas da Polícia Rodoviária Federal; 4) Priorização de obras emergenciais (trevos, trincheiras, paralelas, passarelas, alargamento de pontes e viadutos, etc.; 5) Manutenção da sede da nova Concessionária no Bairro do Jardim Canada (Nova Lima); 6) Promoção da incorporação do Posto da PRF, localizado em Congonhas, para a Superintendência Regional de Contagem e a instalação de um novo Posto da PRF em Pedra do Sino, (Distrito de Carandaí); 7) Reavaliação da cobrança de pedágio, para as pessoas de baixa renda, que trafegam com frequência nas praças de Lafaiete, Barbacena,  Simão Pereira, dos municípios localizados nos pontos extremos às mesmas; 8) Reavaliação da implantação imediata das variantes ou contornos propostas para os municípios citados no EIA/RIMA, 9) Inclusão da variante proposta para o município de Ewbank da Câmara. Entre outras.

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