3 de maio de 2024 01:33

Antônio Pereira, em Ouro Preto, celebra 300 anos de devoção à Nossa Senhora da Lapa

Cerca de 30 mil peregrinos são esperados na gruta

Devoção e tradição marcam as celebrações do Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (na Região Central de Minas). A festa iniciada no domingo, 31 de julho, se encerrará no dia 15 de agosto, dia dedicado à padroeira. Cerca de 30 mil peregrinos são esperados na gruta neste ano para rezar e agradecer em uma devoção, iniciada em 1722, que completa 300 anos.

O jubileu começou no dia 31 de julho com a Celebração Eucarística. O ponto alto da festa será no dia 15 de agosto, dia dedicado à padroeira, com uma missa às 11h, presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana, e uma procissão às 18h30 saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês em direção ao Santuário da Lapa.

A Gruta de Nossa Senhora da Lapa fica a 13 km de Mariana e 26 km de Ouro Preto. Segundo narra a história, ela foi descoberta por crianças que presenciaram no local, aparições de Nossa Senhora. Desde então, tornou-se um dos principais destinos religiosos da região.

Gruta de Nossa Senhora da Lapa. Foto – Ane Souz – Prefeitura de Ouro Preto

Preservação

A Prefeitura sancionou em 2021, decretos criando um conselho consultivo para garantir os meios para a preservação e conservação do Monumento Natural Municipal “Gruta da Lapa”. A gestão do espaço é compartilhada pela Prefeitura e pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese de Mariana.

Ainda no ano passado, a Prefeitura recebeu o relatório final do diagnóstico geomecânico da gruta da Lapa, que apontou a necessidade de elaboração de um plano de manejo espeleológico para o uso sustentável e atrativo ao público, com monitoramento contínuo das atividades turísticas e religiosas, priorizando ações que diminuam os impactos atuais, que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Curiosidade

O distrito de Antônio Pereira, situado a nordeste da cidade de Ouro Preto, entre Mariana e Catas Altas, foi fundado pelo bandeirante Antônio Pereira no final do século XVII, início do século XVlll. Em 1722, na gruta no alto de uma montanha que domina a paisagem urbana de Antônio Pereira, teve início a devoção à Nossa Senhora da Conceição da Lapa, originando o famoso Jubileu que atrai milhares de fiéis.

A estrada que liga a sede ao distrito, pela serra de Ouro Preto e serra de Antônio Pereira, com aproximadamente 10 km, tem o nome histórico de estrada da Purificação, por ser passagem de romeiros e peregrinos em busca do Santuário da Lapa.

Velas que simbolizam a devoção à Nossa Senhora da Lapa. Foto – Ane Souz -Prefeitura de Ouro Preto

FONTE RADAR GERAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade