28 de março de 2024 07:06

Inicia hoje (6) festa da padroeira de Entre Rios, tradição herdada de portugueses

Inicia no próximo sábado (6) e vai até dia 15 de agosto, a Festa de Nossa Senhora das Brotas, padroeira de Entre Rios de Minas. A tradição dos portugueses fundadores da cidade Pedro Domingues e Bartolomeu machado Neta, que herdaram a sesmaria, em 20 de dezembro de 1710, até hoje arraigada nos valores de seus moradores e da região.
Durante o evento religioso, haverá missas, confissões novenas em diversas comunidades rurais, barraquinhas, competições esportivas (Desafio das Brotas).
O ponto alto da festa é na segunda-feira (15), feriado municipal, dia consagrado a padroeira, com repiques dos sinos, alvoradas, missas solenes e procissão com a imagem de Nossa Senhoras das Brotas com desfile de carros de boi. Também haverá barraquinhas com comidas típicas, leilão de prendas, apresentações musicais
A história
Nossa Senhora das Brotas é a padroeira do município e também dos criadores de gado e fazendeiros. Em Entre Rios, a tradição conta a santa que trazida pelos primeiros moradores do município e que construíram a capela em sua homenagem. Quase toda a região do Paraopeba se entregou à sua devoção. Frei Agostinho declarou: “Escrevemos os princípios e origem da miraculosa imagem de Nossa Senhora das Brotas ou Abróteas, erva muito medicinal de que se vê povoado e coberto o sítio em que se deu princípio ao seu célebre Santuário. Assim como esta erva medicinal que tem muitas particularidades e virtudes, Maria Santíssima não despreza este título porque ela é a medicina universal em todos os nossos males. O verdadeiro antídoto de todos os venenos”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade