19 de março de 2024 03:33

Barbacena tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Nova atualização do boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi divulgada na tarde desta sexta-feira (5). Informativo ainda contabilizou a primeira notificação em investigação em Barbacena.

O município de Barbacena tem o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos. A informação consta em uma nova atualização do boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta sexta-feira (5). O informativo ainda contabilizou a primeira notificação em investigação em Barbacena. A reportagem do G1 entrou em contato com a prefeitura para mais informações e aguarda retorno.

O que é a varíola dos macacos? A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas: Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas; De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo inclusive durante o sexo e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais; Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis; Da mãe para o feto através da placenta; Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele; Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Informação: G1

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade