28 de abril de 2024 09:39

Vereadores vão acionar o Ministério Público para apurar a qualidade do serviço na obra da Avenida Geraldo Plaza

A Secretaria de Obras informou que a empresa responsável já foi notificada para fazer os reparos necessários

Os vereadores vão acionar o Ministério Público para apurar a qualidade do serviço prestado pela empreiteira contratada pela prefeitura na reforma da Avenida Geraldo Plaza, via de interligação dos Bairros Paulo VI, Amaro Ribeiro e região central de Lafaiete. A obra, que alimenta a esperança do fim as enchentes, foi inaugurada no final de julho, mas gera suspeitas da comunidade em sua eficácia.
Orçada em mais de R$4,2 milhões, recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público, Copasa e o Município de Lafaiete, a obra já apresenta problemas como os bueiros deteriorados e rachaduras no asfalto
“Já que é uma obra que contou com a participação do Ministério Público através de um TAC seria oportuno este órgão apurar a qualidade do serviço. Gostaria que a Câmara enviasse um ofício a promotoria para apurar esta situação”, disse o Vereador Erivelton Jayme (Patriotas), um dos defensores da construção da obra.
Ele criticou a sua execução. “Os bueiros cederam e apareceram buracos. O risco de acidente é grande. A gente coloca em xeque o serviço prestado e a empreiteira tem de garantir a obra. São menos de 70 dias que a Geraldo Plaza foi concluída e voltou a ser um problema para a nossa região. Isso é desperdício de dinheiro público”, assinalou.

E finalizou: “se antes das chuvas está assim imagina quando elas vierem. Será que esta obra vai garantir que não teremos, conforme prometido, os alagamentos que traziam tantos transtornos para os moradores? “questionou, afirmando que a prefeitura tem de cobrar a garantia do serviço prestado a empresa executora da obra.
Pastor Angelino (PP) também faz coro ao seu colega. “A situação é precária para uma obra recentemente inaugurada. São mais transtornos, risco de acidentes e tantos problemas para nosso bairro. Faltou respeito com as comunidades”.
O Vereador Fernando Bandeira cobrou fiscalização da obra e até mesmo multas as empreiteiras que não executam os serviços conforme previstos nos contratos. “A obra tem 5 anos de garantia e a empresa deveria ser notificada e até mesmo o acionamento judicial para que ela cumpra o contrato. Isso é dever da prefeitura”.
“Aqui em Lafaiete, a exemplo da creche Bela Vista, é terra sem lei. As empresas executam o serviço sem fiscalização e depois deixam a bomba para a prefeitura”, criticou Pedro Américo (PT).
O Vereador Sandro José (PROS) pediu a intervenção da promotoria e questionou a execução e acompanhamento da obra. “Parece que nem ferragens foram usadas”, orientando que o problema seja levado a controladoria, órgão que acompanha a execução os contratos.
O Vereador André Menezes (PL) também criticou a qualidade da obra. “Esta obra já vem com problemas desde seu início. Ela começou errada e já se antevia que geraria problema. Vamos ver agora nas chuvas se as inundações vão ser eliminadas”.
O Vereador Giuseppe Laporte (MDB) insinuou a criação de uma CPI para investigar as obras paralisadas em Lafaiete. “Como uma obra em pouco tempo já apresenta problemas?”, questionou a Vereadora Damires Rinarlly (PV).

O outro lado

“A Secretaria de Obras informou que a empresa responsável já foi notificada para fazer os reparos necessários e sanar os problemas apresentados”, informou a Prefeitura a Municipal de Lafaiete a nossa reportagem.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade