A missão da Sicredi Integração RS/MG de transformar social e economicamente as comunidades onde está inserida já é uma prática comum no Rio Grande do Sul e recentemente também desembarcou em solo mineiro. Com foco na educação financeira e protagonismo de crianças e adolescentes, a regional está desenvolvendo seus programas sociais junto a escolas dos municípios de Mariana e Itabirito. Nesses municípios, os professores estão sendo formados na metodologia dos programas “A União Faz a Vida” e “Cooperação na Ponta do Lápis” através de vivências e estratégias pedagógicas conectadas ao currículo escolar, em preparação para posterior desenvolvimento em sala de aula.
A União Faz a Vida, principal programa do sistema Sicredi, visa proporcionar a construção e a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania, tendo os estudantes como protagonistas na construção de aprendizado que valoriza os saberes prévios, os espaços comunitários e as atividades coletivas. A iniciativa está sendo implantada em Mariana na Escola Municipal Professora Santa Godoy, onde 20 professores do 1º ao 5º ano já passaram pela formação e agora estruturam seus projetos, os quais estão integrados ao currículo escolar.
Já o Cooperação na Ponta do Lápis é a ação lançada em Itabirito, mais especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laura de Queiroz. Voltado à educação financeira, procura não apenas ensinar, mas assumir o compromisso de ajudar na busca pelo equilíbrio financeiro por meio de tomadas de decisão mais conscientes. O Cooperação na Ponta do Lápis se desdobra em conteúdos diferenciados e tem metodologia própria apoiada nos conceitos da economia comportamental, auxiliando os estudantes e comunidade escolar na construção de hábitos financeiros mais sustentáveis, sendo mediado de forma interdisciplinar. O grupo é formado por 15 professores dos 4° e 5° ano, os quais realizaram a formação online e presencial, estando habilitados para trabalhar a educação financeira de acordo com o contexto e legislação vigente (BNCC 2018).
Programas no Rio Grande do Sul
Em andamento no Rio Grande do Sul há mais de duas décadas, o A União Faz a Vida já está presente em 35 escolas (Lajeado, Travesseiro, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Progresso, Forquetinha e Cruzeiro do Sul), envolvendo mais de 450 professores e cerca de 1.200 estudantes. O Cooperação na Ponta do Lápis iniciou em 2021 e hoje está em 13 espaços educacionais (Lajeado, Travesseiro, Santa Clara, Mato Leitão e Progresso), compreendendo cerca de 60 professores e mais de 400 alunos. A Sicredi Integração RS/MG desenvolve ainda, no Sul, o programa de Cooperativas Escolares, construído a partir de quatro pilares: Liderança, Empreendedorismo, Educação Financeira e Inclusão. Nele participam jovens do 6º ao 9º ano que aplicam seus conhecimentos para criar o “objeto de aprendizagem” de sua cooperativa, em benefício de seus cooperados e comunidade escolar. Foram fundadas três cooperativas em Lajeado e outras três estão em processo de constituição nos municípios de Boqueirão do Leão, Progresso e Mato Leitão, abrangendo 7 escolas e cerca de 140 estudantes.