×

Novo RG será obrigatório: veja regras para solicitar de forma gratuita

Emissão da primeira via do novo RG será gratuita. O documento será obrigatório em todo o Brasil em breve. Se ele já estiver disponível no seu estado, aprenda a solicitar.

O Governo Federal fez a entrega do primeiro lote do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, também conhecido como “novo RG“. O documento será obrigatório e passa a manter a identificação do cidadão restrita somente ao número do CPF, ou seja, sem a presença ou necessidade do RG. Saiba como solicitar de forma gratuita.

Apesar de necessário, o novo documento passará por etapas de implantação. Será de forma gradativa, já que os institutos de identificação em todo o Brasil têm um prazo – , que vai até março de 2023 – para a concluir a mudança.

Novo RG: aprenda a solicitar de forma gratuita

A intenção do novo documento é unificar o formato de identificação em todo o país. A mudança deve reduzir as fraudes que vinham sendo registradas, visto que atualmente uma mesma pessoa pode ter até 27 números de RG, desde que emita cada um deles em um estado brasileiro. Isso deve acabar em breve.

O novo RG passa a ter um QR Code que pode ser lido para facilitar a identificação e a sua autenticidade.

O documento ainda não é obrigatório, mas será mais cedo ou mais tarde. A emissão do RG está sendo gratuita, desde que seja a primeira via. O atual terá validade por mais dez anos. Depois disso, a nova versão será fundamental. Só ficam fora dessa regra as pessoas com mais de 60 anos. Para elas, o documento atual é vitalício.

obrigatoriedade, de fato, se dará a partir de 2032. Para solicitar o novo documento de forma completamente gratuita, basta procurar as unidades de segurança e os institutos de identificação.

Antes disso, será preciso que o estado já tenha finalizado toda a implantação. Lembrando apenas que o prazo final é até março do ano que vem. Se o RG já for uma realidade onde você mora, já é possível solicitar.

Os documentos necessários para a emissão serão:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF regularizado.

Como dito, não é preciso ter pressa para fazer a troca, visto que ele será válido por mais 10 anos. A previsão do Governo Federal é que todas as pessoas consigam fazer a troca sem qualquer necessidade de urgência, burocracia ou fila para obter um atendimento.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp