A coleção “Circuito Villas e Fazendas de Minas” é um dos destaques da mostra
Durante a primeira quinzena de dezembro, a galeria Aristides Alencar, na recém-restaurada Casa de Cultura Gabriella Mendonça, será transformada no “Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico”. Neste universo de tecidos e linhas, a anfitriã é a mestra bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz. Natural de Catas Altas da Noruega e residente em Lafaiete há várias décadas, ela tem, aos 89 anos, energia e entusiasmo de sobra para bordar, dar aulas e ainda realizar esta que é a sua primeira exposição individual.
Maria Augusta é fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, onde, também voluntariamente, ministra cursos de bordado livre. Em 2019, mestra e alunas criaram a coleção “De Queluz a Lafaiete”, retratando, em almofadas e quadros bordados, 23 bens do patrimônio histórico-cultural de Lafaiete. Posteriormente, elas também participaram, com o bordado “De Lafaiete para Brumadinho”, do projeto “Minas em Linhas Gerais”, em que vinte grupos mineiros de bordadeiras trabalharam sobre barracas de camping, resultando em uma exposição-acampamento na Praça da Liberdade de BH, em abril deste ano.
Durante o isolamento físico por causa da pandemia, Maria Augusta criou, individualmente, a coleção “Circuito Villas e Fazendas de Minas”. Atrativos dos doze municípios deste roteiro turístico foram bordados em diversas almofadas (que estarão à venda a partir da exposição) e um quadro. Este foi exposto na sala especial dos homenageados pelo IV FIAN – Festival Internacional de Arte Naïf, realizado neste ano, nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2021, criações da bordadeira ainda estiveram em 2 mostras coletivas internacionais: na “3ª BiNaïf – Bienal Internacional de Arte Naïf” (Socorro, SP) e no “Hope Wall” ou “Muro da Esperança” (Richmond, Virgínia, EUA).
O nome arte naïf (ingênua, espontânea, primitiva, popular) está ligado à produção de artistas autodidatas ou que não seguem os padrões acadêmicos, desenvolvendo uma linguagem pessoal e original em seus trabalhos. O estilo foi empregado por Maria Augusta na coleção “Naïf”, que mostra paisagens urbanas e rurais bastante coloridas. Por fim, a coleção “Primavera”, com almofadas e bolsas bordadas com motivos florais, completa a mostra.
“Maria Augusta e o Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico” é também o título do livro e do calendário de parede que serão lançados pelo coletivo Arte em Casa, realizador da exposição. Ambos são ilustrados com bordados naïf da artista, acompanhados de trechos de obras em domínio público, de escritores como José de Alencar, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Maria Firmina dos Reis. Também estarão à venda as publicações do Ponto de Cultura AMAR que contêm bordados: os livros “De Queluz a Lafaiete”, “Circuito Villas e Fazendas de Minas”, “De Lafaiete para Brumadinho” e “Cidade das Flores e dos Livros” (este com textos de Fernando Pessoa) e uma série de cadernos e blocos com estampas destes trabalhos nas capas. Ou seja, a visita ao “Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico” é uma excelente oportunidade para entrar em contato com este importante patrimônio cultural lafaietense e também para comprar, a preço justo, criativos presentes de Natal!
Serviço:
“Maria Augusta e o Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico” – exposição e lançamento de livro e calendário
Galeria Aristides Alencar / Casa de Cultura Gabriella Mendonça, Rua Comendador Baeta Neves, 68, centro, Cons. Lafaiete, MG
Período: de 01 a 15 de dezembro (inclusive no feriado do dia 08), de segunda a sábado, das 12h00 às 17h00
Realização: coletivo Arte em Casa
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Conselheiro Lafaiete
Contatos: Facebook: @artedavovoaugusta / Instagram: @arteemcasapresentes / WhatsApp: 31-98672-2066