A Câmara Municipal de Barbacena, aprovou nesta terça-feira (6) em segunda votação e redação final o projeto de Emenda Constitucional 05/2021 que prevê o aumento no número de vereadores para a legislatura a iniciar em 1 de janeiro de 2024. Agora, a proposta têm até cinco dias para ser encaminhada para sanção ou veto do prefeito. O prazo do executivo é de 15 dias.
Em segunda votação e redação final, o projeto foi aprovado com 10 votos favoráveis e 5 votos contrários. Conforme proposta, a Câmara Municipal de Barbacena passaria de 15 vereadores para 19 parlamentares a partir de 2024. Se sancionado, e considerando o salário mensal de R$ 9.379,34 por mês recebido atualmente por cada vereador, o impacto anual do projeto é superior a R$ 500 mil. Conforme documento, uma das justificativas é que o município tem população que permite a existência de até 19 vereadores no legislativo municipal. Os vereadores ainda justificaram que a medida tem o objetivo de “representatividade” pois, segundo eles, com mais vereadores é possível estar mais próximo da população nos bairros.
Votaram a favor: Ewerton José Duarte Horta Júnior (MDB), Flávio Maluf Caldas (PSD), Glauber Milagres Gava (DC), José Bonifácio Couto de Andrada (Agir), José Newton de Faria (PSD), Luiz Carlos do Nascimento (Agir), Nilton Cézar de Almeida (Avante), Paulo José da Silva (PTB), Roberto José de Andrade (PSL) e Sandro Heleno da Silva Carvalho (DC). Votaram contra: Filipe Luís dos Santos (PT), José Donizete de Medeiros (PV), Odair José Ferreira (PDT), Orlando José Garcia (PDT) e Thiago Campos Martins (PV).
FONTE BARBACENA TEM