O prefeito do município de Congonhas e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba – AMALPA Cláudio Antônio de Souza têm defendido junto aos prefeitos da região assim como junto aos órgãos competentes a necessidade da busca de soluções imediatas para a BR -040. “A BR-040 é uma rodovia Federal e possui concessão no trecho que compreende a região, mas parece esquecida quando o tema é resolução; o que faz com que os municípios a fim de preservar vidas tenham a necessidade de pensar em estratégias alternativas às de responsabilidade do governo e da concessionária que administra o trecho”, explanou o presidente na última reunião da AMALPA realizada no município de Casa Grande. Buscando uma resolutiva para o problema Cláudio Antônio de Souza apresentou o esboço idealizado por ele de Trevos de acesso aos municípios e defendeu que o baixo custo e a rapidez na execução das obras são fatores de importante consideração. Ressaltou que parcerias público privadas são de extrema importância para a concretização dos projetos e que empresas locais já manifestaram o interesse na colaboração tanto da formulação dos projetos quanto no custeio das obras. Explanou a significância do trabalho da AMALPA enquanto representante regional para a cobrança junto aos órgãos competentes para a celeridade das análises e aprovações dos projetos e destacou que este é um problema comum a todos os municípios da região e que por tal razão trata como prioridade enquanto presidente da associação. “ Estamos muito felizes pois sabemos que estamos no caminho certo, fazendo a coisa certa e lutando pela preservação do bem mais precioso que é a vida”, disse o secretário executivo Claudionei Nunes. Claudio Antônio de Souza finalizou declarando que ao longo desse ano houveram muitos avanços, que estiveram reunidos com dirigentes da ANTT, Secretaria de Planejamento do Estado, representantes das mineradoras e prefeitos, o que graças ao esforço conjunto resultou na doação do projeto de construção do Trevo de Moeda/Itabirito que será custeado pela Herculano, SAFM e GERDAU e frizou que parcerias também são uma possibilidade para a construção dos demais Trevos de acesso necessários na região.