Na primeira semana de janeiro, o prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), visitou a sede da Guarda Municipal e entregou novos equipamentos para a proteção da população ao comandante José Geraldo Gomes de Souza. Trata-se de uma necessidade antiga dos agentes que chega pela atual gestão para auxiliar os profissionais na rotina diária de trabalho e também em eventos de maior público.
Os equipamentos de menor potencial ofensivo foram adquiridos da empresa brasileira Condor, única especializada na produção deste tipo de aparelhamento no país, e será disponibilizado para a corporação após todos serem treinados para o uso, que também auxiliará a Polícia Militar na garantia da ordem pública.
De acordo com o comandante Gomes, ele e mais três GCM passaram por treinamento para o uso dos aparelhos com o Coronel Soares, que atuou no BOP do Rio de Janeiro por 25 anos, em março de 2022.Eles agora são instrutores e multiplicadores.
O estatuto geral das Guardas Municipais do Brasil fala que: “as ações da Guarda devem ser mantidas e alcancem mais efetividade garantindo a continuidade da melhoria da segurança pública da população, obtendo resultados assertivos e básicos no alcance da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas na Lei 13.022, que ratifica e dá legitimidade à atividade das guardas municipais, cujas atuações se mostram cada vez mais essenciais, não se limitando apenas ao caráter patrimonial e, em razão da amplitude das suas atribuições contidas no Artigo 3º da referida Lei, de sua proximidade com o povo local, segue a tendência de municipalização da segurança pública”.
A Guarda Municipal de Congonhas conta agora com 50 Kits Spark (dispositivo de descarga elétrica para incapacitação momentânea), 5 espargidores spray de agente pimenta de 450 gramas (para uso coletivo em eventos com grande público), 5 espargidores spray de agente lacrimogêneo de 450 gramas (para uso coletivo em eventos com grande público) e mais 50 espargidores spray de agente pimenta (para uso individual). O Comandante Gomes disse que espera não ter a necessidade do uso destes, pois a população de Congonhas é ordeira, mas, em caso de necessidade, a população de bem estará melhor protegida.
A Secretaria de Segurança Pública de Congonhas decidiu contratar empresa especializada para o treinamento com capacitação técnica e reciclagem. Ele reforçou que a legislação brasileira permite que todas as Guardas Municipais faça uso dos equipamentos de menor potencial ofensivo.
Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Arquivo Guarda Municipal de Congonhas