27 de abril de 2024 20:21

BPC pode ser pago para mais de uma pessoa da mesma família?

Descubra se o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser pago para mais de um membro da mesma família

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio social destinado aos brasileiros com idade acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade de baixa renda. O valor é equivalente a um salário mínimo e é pago mensalmente. 

Assim como todos os programas sociais, é preciso cumprir com alguns critérios para conseguir o benefício. Neste caso, a renda mensal per capita da família deve ser de até ¼ do piso nacional e é preciso estar inscrito de forma regular no Cadastro Único. 

Por se tratar de um auxílio, existe a dúvida sobre a possibilidade de duas pessoas de uma mesma família receberem o BPC, já que em diversos casos, isso não é possível.

Pessoas da mesma família podem receber BPC?

Diferentemente de outros programas, o BPC pode ser pago para duas pessoas da mesma família. Isso porque é totalmente possível duas pessoas atenderem aos critérios básicos do programa, pela idade e pela deficiência. 

Além disso, na hora de realizar o cálculo da renda para conferir se tem direito ao benefício, o valor do BPC da outra pessoa que já recebe não pode ser considerado. 

BPC no INSS

Apesar de ser um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, para receber o Benefício de Prestação Continuada não é preciso ter contribuído com a autarquia. É importante sempre ressaltar que este auxílio não é uma aposentadoria. Nesse sentido, os beneficiários também não contam com o 13º salário. 

Como solicitar o benefício?

A solicitação do BPC começa com a inscrição no Cadastro Único e manutenção de todas as informações atualizadas. Depois, o cidadão deve entrar em contato com o INSS por meio do telefone 135 da central de atendimento ou acessar o portal Meu INSS. Há ainda a possibilidade de buscar uma Agência da Previdência Social. 

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade