2 de maio de 2024 14:27

Possível Federação pode unir partidos dos três primeiros colocados da última eleição municipal de Lafaiete

Atualmente no Brasil, existem três Federações partidária registradas no TSE, a Federação Brasil da Esperança composta por PT-PV-PC do B, a Rede-Psol e PSDB-Cidadania, que pode receber o Podemos que incorporou o PSC.

Logo após o primeiro turno das eleições de 2022, quando partidos que não atingiram a cláusula de desempenho estudavam fusão ou incorporação para continuarem a ter acesso ao fundo partidário e tempo de propaganda, Progressistas e União Brasil ensaiaram primeiro uma fusão e depois uma federação com o objetivo de formarem a maior bancada do Congresso Nacional, superando as bancadas do PL, até então maiores.

Passado o segundo turno da eleição presidencial e as eleições da Câmara e do Senado, ambos os partidos estão em processo de Federação praticamente fechado entre as duas legendas, podendo trazer o Avante ou até mesmo o PL, hipótese remota devido ao tamanho do partido no Congresso.

A condição para que o Avante participe da Federação, é que o diretório de Minas Gerais seja comando pelo partido e consequentemente pelo seu Presidente Nacional, Luís Tibé, que alega o fato do partido ter o maior número Prefeitos e Deputados Federais e Estaduais no Estado em relação aos demais partidos, além de ser o único comando estadual reivindicado pelo partido, sobrando os demais 26 para serem distribuídos entre os outros dois partidos.

Um fato interessante seria que esta Federação reuniria os três primeiros colocados da última eleição municipal de Conselheiro Lafaiete. Reeleito pelo DEM em 2020, Mário Marcus se está filiado no União Brasil. O segundo colocado Divino Pereira, que disputou a eleição municipal pelo PSD em 2022 concorreu ao cargo de Deputado Federal pelo Avante. Já o terceiro colocado, Aloísio Rezende que em 2020 concorreu pelo Patriota, em 2022 concorreu a Deputado Estadual pelo PP.

Esta “união” pode ser temporária, pois, dos três acima citados, o único que não pode concorrer ao Executivo Municipal, é o Prefeito Mário Marcus, por estar no exercício do segundo mandato. O que não deixa o União Brasil sem um nome para concorrer em 2024, pois o mesmo é comandado no município pelo ex Prefeito e atual Secretário Executivo da AMALPA, Vicente Faria. Os demais estão aptos a concorrer em 2024 podendo vir a disputar por outras legendas. Enquanto o empresário pode vir a concorrer pelo Novo, pelo PL ou até mesmo pelo Republicanos, o ex Vereador pode vir a concorrer pelo Podemos, que incorporou o PSC e em processo de Federação com PSDB-Cidadania. As Federações partidárias tendem a levar a muitas polêmicas e discussões nas eleições municipais devido ao fato de cada município ter sua dinâmica partidária. Mas certo mesmo é que acarretarão numa redução número de candidaturas a Vereador, pelo fato de cada partido ou Federação poder lançar no máximo o 100% mais uma cadeira de Vereador, o que em Conselheiro Lafaiete acarretará em 14 vagas por partido ou federação, como também o crescente número de Federações e fusões/incorporações partidárias que podem ocorrer até as próximas eleições.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade