5 de maio de 2024 20:09

Espaço Maker trará mais descoberta, inovação e criatividade para a Rede Municipal de Educação de Congonhas

É papel fundamental da escola preparar o aluno para o mundo moderno que, querendo ou não, é ditado pelo uso constante da tecnologia. Com crianças e adolescentes cada vez mais antenados, é necessário uma evolução no modo de ensinar e aprender.

Em Congonhas, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação – Semed, se preocupa com o ensino de qualidade, mas mais do que isso, facilitar o aprendizado e aumentar o interesse por parte dos alunos.

Em 2023 os alunos da Rede Municipal receberam novos materiais pedagógicos da Semed em parceria com o Sistema Etapa Público, que tem o objetivo de inovar a forma de ensino através de diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral.

Além do novo material, Portal Pedagógico, novos uniformes, a educação conta a partir desta quarta-feira (01), com uma interação que trará oportunidades diferenciadas para todos os alunos. O Espaço Maker, projeto pioneiro que está localizado na Praça da Rodoviária do Município, possui diversos maquinários, impressoras 3D e tecnologias que serão desenvolvidas por todos os alunos.

“Recebemos hoje esta nova forma de aprender. Estar na escola com as práticas de ensino adotadas, juntos aos professores se faz necessário para um aprendizado de qualidade, mas sair da rotina e usar a criatividade para desenvolver peças, produtos, é essencial para o desenvolvimento intelectual e emocional dos nossos estudantes. O Espaço Maker é um projeto que veio agregar este novo modelo pedagógico em nossa cidade”, relatou Cláudio Antônio de Souza, Prefeito Municipal.

A parceria da Semed com o Sistema Etapa Público permite uma educação com novos recursos e ferramentas. De acordo com o Secretário da Educação, Rodrigo Mendes, “o Espaço Maker é um projeto inédito na nossa cidade. Nossos professores da Rede Municipal terão a oportunidade de trazer os alunos até o container e trabalhar a criatividade de cada um, ao ar livre e saindo da rotina de sala de aula com conteúdos interativos contribuindo para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo. Todos os alunos terão acesso a este espaço. Este pioneirismo traz uma nova forma de ensinar e aprender”, explicou Rodrigo.

O Espaço Maker será utilizado de segunda a sexta, de 07h às 17h, por meio de agendamentos das escolas das Redes Municipais com os Professores e Coordenadores do Projeto.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Fotos: Terezinha Cândida

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade