Com a antecipação do 13° salário durante a pandemia, foi levantada uma proposta para que fosse pago também um 14° salário, o que ajudaria milhões de brasileiros a pagar as dívidas e comprar o que desejassem.
O valor do seria destinado exclusivamente para aposentados e pensionistas, o Projeto de Lei (PL), de autoria do ex-deputado Pompeo de Mattos está na Câmara dos Deputados desde 2020.
Embora o 14° tenha virado uma realidade, ainda precisa ser aprovado em votação pelo plenário da Câmara. Com o martelo batido, o próximo passo seria definir os valores a serem pagos. No Projeto de Lei foi sugerido que teria direito a receber o cidadão que ganhasse um salário mínimo. Quem recebe mais de um salário mínimo ganharia o salário e mais um adicional que não ultrapasse o teto previdenciário.
Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, falou sobre as datas de pagamento e descartou rapidez no processo, afirmando que o 14 terá um valor alto nas contas públicas e por isso é tão difícil aprova-lo. “O 14º salário é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“, disse o Ministro.
QUANDO SAI O 13° SALÁRIO DO INSS?
Para quem é assegurado do INSS a primeira parcela do 13° salário estará disponível a partir do dia 25 de Agosto. O valor recebido corresponderá à 50% do valor do benefício sem os descontos, juntamente com a folha do mês de agosto. (TV FOCO)