24 de abril de 2024 18:34

Prefeitura de Congonhas oportuniza melhorias para o comércio de carnes da cidade e região

Na última segunda-feira (17), a Prefeitura de Congonhas promoveu o Iº Encontro Microrregional de Boas Práticas do Comércio de Carne – O varejo em uma nova era, segura e sustentável, garantindo a saúde pública. O evento foi direcionado aos empresários do comércio varejista de carnes da cidade e da microrregião de Saúde de Congonhas.

O evento foi idealizado e fomentado pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS – por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, juntamente com as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e a Superintendência de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Congonhas – Acisc.

O assunto das boas práticas na manipulação de carne foi abordado levando em consideração sua complexidade e extensão com situações que se relacionam desde o início da cadeia produtiva, que envolve a criação, abate e comercialização dos animais. Todos os empresários de Congonhas cuja atividade comercial é a do varejo de carnes foram convidados a participar, uma vez que o objetivo principal do Encontro foi de sensibilizar quanto às normas vigentes para obtenção de Alvará Sanitário, que levam em conta a obrigatoriedade da comprovação da origem da carne, entre outras situações.

O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), ressaltou que o Encontro, além de ser uma oportunidade para conhecimento e aprimoramento na manipulação e comércio de carnes, mobiliza a Saúde de forma abrangente, pois trata de questões ambientais, abate regular de animais e disponibilização da carne da maneira correta de acordo com as normas sanitárias vigentes. “Este encontro pioneiro mostra que o somos parceiros do empresário, pois a Vigilância Sanitária, que tem um papel fiscalizador, pretende orientar e propor as melhorias, não apenas autuar. Além de entender as adequações, o empresário poderá acessar o programa Avança Congonhas para ter acesso a microcrédito facilitado, caso necessite”, explicou o prefeito.

A Sra. Ângela Ferreira Vieira, diretora da Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais foi uma das palestrantes do evento e concentrou a sua fala para explicar a Resolução SES/MG N.º 7123, de 27 de maio de 2020, que divulga o regulamento técnico de boas práticas para estabelecimentos que realizam comércio varejista de carnes, no âmbito do Estado de Minas Gerais, bem como a importância do seu cumprimento e impactos.

Na recepção do evento, a Secretaria de Saúde de Congonhas entregou uma cartilha com o resumo da Resolução, de forma mais direta, para os empresários a fim de que eles possam ter facilidade no entendimento e desenvolver as adequações, caso ainda não tenha realizado.

A microrregião de Saúde de Congonhas, que abrange os municípios de Ouro Branco; Entre Rios de Minas; Jeceaba; Desterro de Entre Rios e São Brás do Suaçuí, esteve representada. Também estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba – Codap e Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba – Amalpa.

O planejamento da Vigilância Sanitária de Congonhas agora é de capacitar todos os colaboradores do comércio varejista de carnes de Congonhas, sempre com intuito de minimizar riscos, garantir a segurança alimentar e manutenção da Saúde coletiva. As datas serão anunciadas em breve.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Institucional – Prefeitura de Congonhas

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade