×

Terra despovoada? ONU alerta sobre queda na população mundial!

A população mundial alcançou 8 bilhões no ano passado, mas novo relatório da ONU indica uma queda durante as próximas décadas.

Em novembro de 2022, a população da Terra atingiu um novo patamar. O novo número que define a quantidade de pessoas no mundo inteiro chegou a 8 bilhões e vem crescendo com grande frequência. Apesar do grande crescimento ao longo dos últimos anos, novo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) apresenta queda para as próximas décadas.

O crescimento vai reduzir baseado nos registros dos últimos anos. Há 12 anos, a Terra atingiu 7 bilhões de pessoas em 2011. Essa redução já está sendo vista na Europa, com a quantidade de pessoas que participam ativamente na economia. Na África, Ásia e na América Latina a população global tem sido mantida.

População da Terra vai enfrentar declínio nas próximas décadas

Com os dados atuais, o crescimento global deixou de fazer parte da teoria e precisa somente das próximas décadas para se tornar concreta.

Alguns pesquisadores acreditam que a diminuição do crescimento seria uma demanda menor de serviços ou de alimentação. Outros pesquisadores também pensam que a população menos ativa economicamente poderia afetar diretamente a economia.

Na Europa, governos tentaram buscar incentivo na população, indicando que pudessem ter filhos para manter a economia ativa no futuro. O mesmo cenário foi visto na China, exterminando a ‘política do filho único’ que perdurou por 35 anos, proibindo que dos cidadãos tivessem mais de um filho.

Uma perspectiva conhecida como ‘Too Little Too Late’ indica que o maior número da população vai chegar a 8,8 bilhões ainda neste século, caindo em 2100 para 7,1 bilhões. Essa teoria indica bases essenciais para o crescimento da economia, com a pobreza extrema inexistente até 2060.

Para que isso fosse possível, a teoria indica que seria preciso investimentos e avanços da economia, tornando essa perspectiva de extermínio da extrema pobreza algo muito distante.

Nesse cenário, indicam que mudanças socioeconômicas, demográficas e naturais seguem como possibilidade, dependendo exclusivamente das ações que tomarmos dentro dos próximos 10 anos.

FONTE CAPITALISTA

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp