Radares eletrônicos passarão por atualizações para fiscalizar motoristas infratores de maneira mais eficiente e precisa.
Existem muitos motoristas que diminuem a velocidade quando entram em áreas com radares, mas voltam a acelerar assim que se afastam. Porém, essa prática pode estar prestes a acabar.
Segundo informações divulgadas pelos órgãos competentes, os radares de velocidade agora poderão verificar os carros antes e depois de passarem por eles.
Portanto, não adianta mais dirigir mais devagar perto dos equipamentos apenas para evitar penalidades. Ficou curioso e quer saber como isso vai funcionar? Nós vamos explicar.
Essa modificação já está sendo discutida há algum tempo, afinal, o aumento no número de acidentes nas ruas e estradas demonstra que existe um grande número de motoristas burlando os sistemas.
Assim sendo, as mudanças propostas visam aumentar a eficácia da fiscalização e impedir que mais mortes por imprudência e excesso de velocidade ocorram com tanta frequência.
Como essas novas adaptações irão funcionar?
A tecnologia está constantemente evoluindo para se adequar aos novos tempos e necessidades do ser humano, então, com os radares não poderia ser diferente.
Por isso, as atualizações permitirão que essas máquinas se tornem mais inteligentes e fiscalizem os “apressadinhos” com mais precisão, tornando as ruas, vias e estradas muito mais seguras.
Falando de forma mais sucinta, de agora em diante, os novos modelos poderão medir a velocidade dos automóveis não apenas nos locais onde estão posicionados, mas também durante todo o trajeto feito pelos condutores.
Os aparelhos usarão um sistema baseado no efeito Doppler, uma tecnologia que permite monitorar um elemento de massa por até 50 metros antes e depois.
Por isso, mesmo que haja uma desaceleração prévia, ela será percebida e computada. Não é preciso dizer que a notícia não agradou em nada uma parcela do público, especialmente quem costuma cometer infrações e sair impune.
Mas, engana-se quem pensa que é apenas isso, pois agora os radares também poderão registrar infrações como mudanças de faixa proibidas, paradas na faixa de pedestres, entre outras.
O departamento de trânsito espera que as novas aquisições possam ser eficientes em fazer com que os condutores respeitem realmente os limites de velocidade, mesmo que forçosamente.
FOPNTE CAPITALIST