×

As 10 cidades mais frias do Brasil

Quem gosta de frio nem precisa sair do país para curtir as temperaturas baixíssimas. Nesta lista, descubra as cidades mais frias do Brasil, onde é possível encontrar até neve

O inverno se inicia nesta quarta-feira (21) e, acredite, o que não falta no Brasil são cidades frias para curtir a estação. Por mais que o clima tropical seja predominante no país, existem regiões na parte Sul e Sudeste, localizadas em altitudes mais elevadas, que apresentam temperaturas baixíssimas (e até negativas) em diferentes épocas do ano.

Se você gosta de curtir o frio intensamente, considere planejar as próximas férias para algumas das cidades mais frias do Brasil. Além de incríveis para aproveitar o clima gelado, elas possuem ótimos pontos turísticos a serem desbravados. Confira a seguir:

1. Urupema, Santa Catarina

Em julho de 2021, uma forte frente fria causou neve em Urupema — Foto: Diorgenes Pandini/picture alliance via Getty Images
Em julho de 2021, uma forte frente fria causou neve em Urupema — Foto: Diorgenes Pandini/picture alliance via Getty Images

Localizada na Serra Catarinense, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil, com uma temperatura média de 8ºC durante o ano. Os termômetros podem marcar até mínimas de -10ºC, o que torna o surgimento de neve e geadas um fenômeno não tão incomum na região. O município também é conhecido por abrigar arquitetura típica, pela culinária local e por atrativos turísticos, como o Morro das Antenas e a Cascata que Congela.

2. São Joaquim, Santa Catarina

Vista da paisagem do Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, o ponto mais alto do sul do Brasil, a 1822 metros — Foto: Ricardo Ribas/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Vista da paisagem do Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, o ponto mais alto do sul do Brasil, a 1822 metros — Foto: Ricardo Ribas/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Com verões frescos e invernos úmidos, São Joaquim, conhecida como a Capital Nacional da Maçã, tem invernos com temperaturas que variam de 0ºC a 10ºC. Também na Serra Catarinense, ela apresenta pontos turísticos diversos, como vinícolas, ideais para os amantes de vinhos, o Parque das Araucárias, que ostenta uma grande área de preservação ambiental com árvores centenárias, e a Serra do Rio Rastro, onde diversas cachoeiras compõem a belíssima vista.

3. Gramado, Rio Grande do Sul

Ruas e arquitetura com influência alemã, em Gramado  — Foto: Getty Images/Divulgação
Ruas e arquitetura com influência alemã, em Gramado — Foto: Getty Images/Divulgação

Com chance de neve e geadas nos meses de julho e agosto, Gramado está localizado na Serra Gaúcha, onde as as temperaturas variam de 4ºC a 14ºC no inverno – e as marcas negativas também são uma possibilidade. Atrações como o parque temático Mini Mundo, que possui cidades e construções do mundo todo em miniatura, e o Museu de Cera de Gramado com muitas personalidades expostas em esculturas de cera são passeios imperdíveis na cidade.

4. Canela, Rio Grande do Sul

Visão geral e aérea da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul — Foto: Getty Images/Divulgação
Visão geral e aérea da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul — Foto: Getty Images/Divulgação

Pertinho de Gramado está Canela, que tem verões amenos e invernos rigorosos com termômetros que marcam de 4ºC a 15ºC. Se você está preparado para aproveitar o frio, a cidade é o lugar certo, com passeios como o Parque do Caracol, uma área de conservação ambiental que tem a famosa Cascata do Caracol, e o parque temático Mundo a Vapor, que recria a história da Revolução Industrial de forma interessante.

5. Bom Jardim da Serra, Santa Catarina

Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra  — Foto: Getty Images/Divulgação
Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra — Foto: Getty Images/Divulgação

Quando o assunto é frio, Bom Jardim da Serra é especialista, já que em 2017 a cidade ficou coberta por neve e atingiu impressionantes -7,4ºC. Não é um fenômeno comum de acontecer, mas suas temperaturas giram em torno de 15ºC o ano todo. Para quem gosta de caminhadas, serras, cânions e cachoeiras, Bom Jardim da Serra é o lugar perfeito, com o Cânion do Funil, das Laranjeiras, da Ronda, o Perau dos Cabritos, Cascata da Barrinha.

6. Campos do Jordão, São Paulo

Foto tirada em uma manhã nublada em Campos do Jordão — Foto: Getty Images
Foto tirada em uma manhã nublada em Campos do Jordão — Foto: Getty Images

Agora no Sudeste do país, Campos do Jordão, em São Paulo, é sempre uma opção quando o assunto é o frio e destinos românticos, já que é a cidade mais alta do Brasil e essa altitude proporciona quedas de temperatura, que variam de 5ºC a 16ºC no inverno. O Parque Capivari é uma das atrações imperdíveis, com atrações como roda gigante, teleférico, trenó de montanha, pedalinho caravela e americano, e carrossel.

7. Monte Verde, Minas Gerais

As 10 cidades mais frias do Brasil — Foto: Prefeitura de Campo Verde/Divulgação
As 10 cidades mais frias do Brasil — Foto: Prefeitura de Campo Verde/Divulgação

Localizado na Serra da Mantiqueira, Campo Verde tem temperaturas agradáveis durante todo o ano, mas no inverno elas ficam entre 4°C e 18º. É conhecida por ser um lugar muito romântico para ir acompanhado, ainda mais por conta do frio. A Fábrica de Chocolate Gressoney é uma boa pedida para um passeio, assim como os esportes que a cidade oferece, como tirolesa, arvorismo e passeios de quadriciclo.

8. Nova Friburgo, Rio de Janeiro

A cidade mais próxima das serras do Rio de Janeiro, Nova Friburgo  — Foto: Getty Images/Divulgação
A cidade mais próxima das serras do Rio de Janeiro, Nova Friburgo — Foto: Getty Images/Divulgação

E não é que no Rio de Janeiro também faz frio? Nova Friburgo é considerada a cidade mais fria do estado. Entre os meses de julho a agosto, a temperatura chega a -2ºC, atraindo visitantes em busca do clia montanhoso. A Rota Cervejeira é um passeio que apresenta grandes marcas e fabricantes artesanais de cerveja do país, e é um programa quase obrigatório na cidade carioca.

9. Palmas, Paraná

 A usina éolica de Palmas foi a primeira da região sul do país, com a inauguração em novembro de 1999 — Foto: Prefeitura de Palmas/Divulgação
A usina éolica de Palmas foi a primeira da região sul do país, com a inauguração em novembro de 1999 — Foto: Prefeitura de Palmas/Divulgação

Com um enorme contato com a natureza, Palmas está situada a 1.127 metros acima do nível do mar, o que interfere nas baixas temperaturas da cidade, que variam entre 4ºC e 16ºC, com as geadas consideradas como um evento comum. A conexão com o meio ambiente vem por conta das atrações turísticas, como as cachoeiras e rios espalhadas por seu entorno, e o Parque Estadual de Vila Velha, que é conhecido por suas formações rochosas e o contato muito próximo com a fauna e flora.

10. São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul

Cachoeira do Tigre Preto, em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul  — Foto: Getty Images/Divulgação
Cachoeira do Tigre Preto, em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul — Foto: Getty Images/Divulgação

Localizada em um dos pontos mais altos do Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes possui temperaturas médias anuais que variam entre 1ºC e 13ºC, com neve e geadas presentes. Entretanto, o frio não impossibilita os passeios e a oportunidade de conhecer a cidade e seus pontos turísticos, como o Cânion Monte Negro, que oferece vistas incríveis das formações rochosas. A Cachoeira do Tigre Preto também é uma beleza natural inigualável que, por mais que você não vá entrar na água no inverno, vale a pena a visita para apreciar a vista, assim como o Parque Estadual dos Aparados da Serra, que é o lugar perfeito para os amantes de trilhas e de ver a biodiversidade de perto.

FONTE CASA VOGUE

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp