Com a implantação da Aprova nas secretarias de Obras e da Fazenda, a emissão de alvarás, declaração ambiental, requerimento de cadastro imobiliário, ITBI e outros serviços são realizados de forma 100% online
A partir de segunda-feira (24 de julho), profissionais da construção civil e moradores de Piranga terão mais facilidade para realizarem seus pedidos junto às secretarias municipais de Obras e da Fazenda.
Com o objetivo de agilizar os serviços, a Prefeitura de Piranga implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital.
A implantação da ferramenta nas secretarias permitirá que os cidadãos solicitem 12 tipos de serviços de maneira 100% digital e online, dispensando a necessidade de ir pessoalmente à prefeitura e imprimir papéis, seja para solicitar ou retirar o documento solicitado.
Para o secretário da Fazenda, Marcos Domingues, a implantação da Aprova irá trazer mais eficiência e permitir que o contribuinte protocole e acompanhe seus processos com mais comodidade.
Ele pontua que a ferramenta também vai incrementar a arrecadação e poupar despesas com materiais de expediente, arquivo e manutenção. Estima-se uma economia de 120 mil folhas de papel por ano, apenas na Secretaria da Fazenda.
“A modernização traz a possibilidade de agilizar e controlar melhor o fluxo de informações no Município. A adoção de estratégias após a análise dessas informações poderá ajudar a aumentar a arrecadação da cidade”, explica Marcos.
Segundo o idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, a extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, com acompanhamento em tempo real.
“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, porque as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.
Como utilizar o sistema digital em Piranga
Nesta sexta-feira (21/07) os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a participar do lançamento da plataforma Aprova que acontece online, pelo Youtube, às 14 horas.
Na ocasião será realizado um treinamento ao vivo para ensinar como solicitar processos digitais pela plataforma. Nesta primeira etapa, 11 serviços estarão disponíveis para população:
Obras e Infraestrutura:
1. Alvará de Construção
2. Alvará de Loteamento
3. Desmembramento/Fusão/Retificação
4. Habite-se
Meio Ambiente:
5. Declaração Ambiental
6. Solicitação de Vistoria Prévia para Serviço de Inspeção Municipal
7. Supressão e Poda de Árvores
Tributos:
8. Requerimento de Cadastro Imobiliário
9. Cemitério – Compra de gaveta, sepultamento, transferência de restos mortais
10. Emissão da Guia de ITBI
11. Solicitação de Taxa de Caçamba e Diversos
Acesse o link e clique em Definir Lembrete para receber a notificação quando a live começar: https://www.youtube.com/watch?v=IzY4SNl94iw
Para utilizar o sistema basta acessar https://piranga.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.
Piranga é a 13ª cidade de Minas Gerais a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes.
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