Uma marca de água famosa no Brasil passou por uma situação constrangedora no último mês de junho. De acordo com o que foi noticiado, a Anvisa retirou ela dos supermercados onde era vendida, devido ao risco de contaminação. A seguir, contamos todos os detalhes dessa história.
Responsável por monitorar problemas relacionados às questões de saúde, a Anvisa realizou mais um processo de proibição no Brasil. Em Santa Catarina, o órgão divulgou que precisou proibir a comercialização de algumas marcas de água. Abaixo, destacamos as águas que foram retiradas dos mercados:
- Carrefour;
- Qualitá;
- Attiva;
- Águas Raras.
Águas com e sem gás foram retiradas das prateleiras dos mercados. Além disso, todas essas empresas utilizam as fontes Bananal e Bananal 1, o que significa uma possível contaminação desses locais.
Ainda sobre a nota divulgada pela Anvisa, foram encontrados Coliformes Totais, Escherichia Coli e Enterococcus em todos os produtos citados na investigação.
Caso essas marcas não sejam retiradas pelas marcas e pelos mercados, uma infração sanitária, de acordo com a Lei Federal nº 6437, será aplicada aos locais.
Importância da fiscalização da Anvisa
A fiscalização da Anvisa referente às condições das águas vendidas em supermercados é de extrema importância. Primeiramente, porque produtos contaminados podem gerar complicações aos cidadãos e, consequentemente, ao sistema de saúde do local.
Além disso, é importante que os locais impróprios para consumo sejam identificados e impedidos de serem utilizados como fonte pelas empresas de água. Caso persistam com o uso, multas e fechamentos das empresas devem ser analisados pelos órgãos.
FONTE CONSULTA PUBLICA