28 de abril de 2024 13:56

Eleições: pelo menos três Vereadores podem tentar o Executivo em 2024

Desde 1982 quando as eleições para Prefeito e Vereador passaram a ocorrer no mesmo ano, apenas em 1992 e 2000 que não houve a participação de Vereadores eleitos quatro anos antes na disputa pelo Poder Executivo, seja como cabeça de chapa ou vice.

Eleito para seu único mandato como Vereador em Lafaiete (MG), em 1976, Vicente Faria (MDB) se elegeu para o primeiro de seus três mandatos como Prefeito em 1982. Seis anos mais tarde foi a vez do então Presidente do MDB e Vereador por quatro legislaturas, Geraldo Magela (PMDB) tentar sem sucesso trocar a Câmara pela Prefeitura Municipal. Em 1996, os Vereadores Paulo do Bem (PSDB) em seu segundo mandato e Benito Laporte (PMDB) em seu primeiro mandato, tentaram sem sucesso chegar ao Poder Executivo Municipal.

No ano de 2004, após dois mandatos consecutivos como Vereador, Wesley Luciano (PL) concorreu como Vice de José Milton (PSDB), sendo derrotado, assim como Farley Araújo (PTB), que após quatro mandatos como Vereador concorreu para Prefeito numa eleição vencida por Júlio Barros (PT). Em 2008, ano que José Milton foi eleito Prefeito, Victor Bhering (PSB) e Divino Pereira (PV), após três mandatos concorreram respectivamente como candidato a Prefeito e a Vice de Glaycon Franco (PMDB), que na época estava no exercício do seu segundo mandato. Após ser eleito em 2004 e reeleito em 2008 com a maior votação para Vereador da história do município, Ivar Cerqueira (PSB) foi eleito Prefeito Municipal.

Em 2016, após três mandatos como Vereador, Benito Laporte (PROS) tenta novamente sem sucesso voltar ao Poder Executivo. Em 2020, foi a vez de Divino Pereira (PSD) após vencer todas as cinco eleições que disputou para Vereador, concorrer ao executivo como cabeça de chapa, terminando a eleição em segundo lugar, perdendo para o atual Prefeito Mário Marcus, eleito em 2016 e reeleito em 2020, dessa forma não podendo concorrer novamente ao cargo que ocupa em 2024, onde três edis vem se movimentando para sucedê-lo.

Antes mesmo de ser o candidato mais votado entre os eleitos para a Câmara Municipal, André Menezes (PL), já articulava sua candidatura para 2024. Como seu atual partido, já possui como pré-candidato o empresário Marcos de Paula, a tendência é que ele busque outra legenda para concorrer ao Executivo Municipal. Conta a seu favor sua liderança junto ao setor evangélico, que após eleger muitos parlamentares se prepara para entrar em disputas pelo Poder Executivo.

Eleito Vereador pela primeira vez em 2020, com a segunda maior votação entre os eleitos, Giuseppe Laporte (MDB) teve um crescimento de quase 1000% em sua votação em Conselheiro Lafaiete, se tornando o candidato majoritário ao cargo de Deputado Estadual. Seu excelente resultado somado ao fato da tradição de sua família na política, onde acumula 15 mandatos no Legislativo Municipal, o credencia para disputar o cargo que tanto seu avô, quanto seu pai já concorreram. Atualmente no MDB, ele pode vir a disputar o cargo pelo Podemos ou pelo Progressistas, dois partidos ligados ao ex Deputado Federal e atual Secretário Estadual da Casa Civil e Relações Institucionais, Marcelo Aro (Progressistas), o que pode torna-lo o candidato do Governo Estadual.

Agindo de forma discreta nos bastidores, João Paulo Pé Quente (União), no terceiro mandato consecutivo de Vereador e eleito Presidente da Câmara nas três legislaturas, vem articulando sua candidatura ao Poder Executivo, podendo ser o candidato de Mário Marcus, do qual está no quinto ano como líder do Governo, de Glycon Franco, caso o mesmo não dispute ou até mesmo de ambos, dependendo do cenário e de sua grande habilidade política e alta capacidade de articulação.

Além destes três nomes acima mencionados, podem surgir no cenário eleitoral como candidatos à sucessão de Mário Marcus, ou compondo chapa, os experientes Sandro José (Solidariedade) e Fernando Bandeira (União), como também a estreante Damires Rinarlly (PV), que integra a Federação Brasil da Esperança junto com o PT e o PC do B.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade