28 de abril de 2024 03:10

Prefeitura de Congonhas realiza, após autorização do IPHAN, remoção dos líquens nos 12 Profetas

Cuidar do Patrimônio Histórico é uma das responsabilidades da Prefeitura de Congonhas. Após autorização do IPHAN para tratamento e retirada dos liquens nos 12 Profetas, foi assinado em maio de 2023 o contrato com o Grupo Oficina de Restauro e iniciado o cronograma de atividades para a remoção de colônias de micro-organismos das esculturas dos 12 Profetas de pedra sabão, localizados no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

O projeto básico foi apresentado pela Diretoria de Patrimônio Histórico, bem como o estudo da metodologia que está sendo aplicada e sua eficiência através da coleta e análise de equipe técnica de microbiologistas. Em junho a equipe do Grupo Oficina de Restauro iniciou a aplicação do álcool 70% e logo o Biocida, além da coleta de materiais das colônias microbiológicas e descrições das áreas afetadas com registros gráficos e fotográficos.
Com jato d’água e escova de cerdas macias foi feito a retirada de todos os líquens acumulados há mais de 10 anos, durante toda a semana. Turistas, estudantes, visitantes e pesquisadores puderam verificar todo o processo de manuseio realizado em cada parte dos Profetas.

“Esse é um processo que nos deixa muito felizes. Pela primeira vez a Prefeitura realizou um contrato de monitoramento para sabermos de quanto em quanto tempo esse processo de conservação precisará ser feito. Se tivesse sido feito a cada dois anos não teria chegado ao estágio que chegou. Mas estamos aqui para isso mesmo. Para solucionar os problemas e deixar nossa cidade mais bonita e principalmente conservar nosso Patrimônio”, afirma o Prefeito Municipal, Cláudio Antônio de Souza.

Segundo Hugo Cordeiro, Diretor de Patrimônio Histórico, “o Grupo Oficina de Restauro fará todo o acompanhamento do tratamento para impedir novamente o crescimento e a proliferação destes que são responsáveis pela deterioração pétrea”, explica.
Ressalta-se que o último tratamento realizado nos 12 Profetas foi em 2012. O cronograma de atividades está dentro do previsto e sendo acompanhado pelo Grupo Oficina de Restauro, técnicos do IPHAN, Diretoria de Patrimônio Histórico Municipal, Seplag e Técnicos da empresa Educativo do Museu.
Por Lílian Gonçalves
Fotos: Terezinha Cândida

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade