30 de abril de 2024 08:12

Brumadinho ganha mais 272 árvores em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale em 2019

Plantio foi feito em área verde próxima ao Cemitério Parque das Rosas, onde várias vítimas foram sepultadas

Brumadinho, 26 de agosto de 2023 – Na manhã deste sábado (26/08), o plantio de 272 mudas de árvores homenageou as vidas ceifadas pela tragédia-crime da mineradora Vale, ocorrida em 25 de janeiro de 2019. A ação aconteceu na área verde do bairro Salgado Filho (rua Érico Veríssimo, s/nº, em Brumadinho-MG), próxima ao Cemitério Parque das Rosas, onde várias vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão foram sepultadas.

A atividade foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Brumadinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Projeto Mil Pelo Planeta e a NotCo, sendo convidada para a homenagem a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho).


Familiares participaram do plantio

Com 1 hectare na região urbana da cidade, o terreno foi preparado pela Brigada Carcará, que já promove ali uma ação de reflorestamento. Ao todo, foram utilizadas pelo Projeto Mil Pelo Planeta, que é do Mato Grosso do Sul, 15 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica, entre elas, ipês, goiabeiras e pitangueiras.

Com sede em Campo Grande, o Projeto Mil Pelo Planeta saiu do seu estado natal pela primeira vez para plantar em outras partes do Brasil. A organização já espalhou mais de 28 mil árvores no Mato Grosso do Sul, Argentina e Bolívia. Além de homenagear as 272 vidas ceifadas, tratadas como Joias pelos familiares, o ato simbólico também foi uma homenagem às famílias das vítimas e busca garantir mais qualidade de ar e de vida aos moradores.

Amor e respeito
Queremos levar um pouquinho de amor para as pessoas que ainda sentem dor. Plantar árvore é um símbolo de respeito pelo Planeta. É na união que a gente se fortalece e consegue plantar cada vez mais”, disse o coordenador do Mil Pelo Planeta, Neo Ávila.

Em Brumadinho, é a segunda vez que a memória das vítimas da tragédia é homenageada com o plantio de árvores. Em outubro do ano passado, a AVABRUM e o Instituto Camila e Luiz Taliberti também se juntaram para o plantio das 272 mudas, no mesmo local onde foi atividade desde sábado. Na ocasião, os participantes também usaram mudas da Mata Atlântica, com de aroeira, pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, paina e cedro.


Alexandra Andrade é da diretoria da AVABRUM

Cooperação e cidadania
“Esse plantio estimula a desenvolver atividades que afloraram o senso de cooperação e cidadania. Uma oportunidade de ter uma experiência construtiva para melhorar o mundo através da natureza. E é emocionante e gratificante saber que, mesmo após quatro anos e sete meses, os nossos entes queridos continuam recebendo homenagens, continuam sendo lembrados porque eles são muito amados”, disse Alexandra Andrade, da diretoria da AVABRUM.
 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade