27 de abril de 2024 15:01

Ministro tem “sinal verde” pra manter leilão de parte da BR 040 no dia 14/12

Conforme adiantado pela coluna, Renan Filho consultou ministro do TCU nesta quinta (31)

O Ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), se reuniu nesta quinta-feira (31) com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, e, a princípio, conseguiu manter o leilão do trecho de Belo Horizonte a Juiz Fora no dia 14/12, data que já havia sido definida.

O projeto autorizado pelo TCU previa a concessão de todo o trecho da BR 040, de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Para dividir a licitação, com segurança jurídica, o ideal seria submeter novos projetos, com os trechos divididos, ao Tribunal de Contas da União. Reiniciar o processo geraria atraso. No entanto, em consulta ao órgão fiscalizador, o ministro conseguiu apoio e vai mantar a data, sem precisar submeter novas propostas. À coluna, o ministro havia dito que se o todo foi autorizado significa que as partes desse todo também já estariam liberadas.

O edital para concessão da BR 040 de BH à Juiz de Fora deve ser publicado nos próximos dias e o leilão fica mantido para o dia 14 de dezembro. Dentro do Ministério, o clima é de comemoração. De toda forma, segundo fontes da coluna, a liberação da concessão sem nova análise não é uma “decisão oficial” do Tribunal de Contas da União.

Para o trecho do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, o Ministério trabalha uma saída dentro do contrato vigente.

O planejamento para a Rota dos Cristais, que vai até Cristalina (GO), é publicar o edital até outubro e fazer o leilão nos primeiros meses do ano que vem.

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade