4 de março de 2024 09:29

Experiente e novato na Câmara Municipal podem formar chapa em 2024

No primeiro semestre deste ano, os Vereadores João Paulo Rezende (UB) e Erivelto Jayme (PRD) estiveram em Brasília em busca de recursos para o município de Conselheiro Lafaiete (MG) junto ao Deputado Federal Fred Costa (PRD). Mesmo sendo líder do governo pela sexta vez, João Paulo, na experiência de seu terceiro mandato como Vereador e três como Presidente da Câmara, possui bom trânsito com Vereadores ligados ao Governo e a oposição, tanto que foi apoiador das candidaturas de Giusepe Laporte para Deputado Estadual, que obteve 12861 votos; e Glycon Franco para Federal, que obteve 29125 votos, ambas majoritárias no município.

Com viés mais oposicionista, Erivelto Jayme, que em 2018 junto com seu irmão Eriton Martins, apoiaram a candidatura de Giovanny Laporte a Deputado Estadual, que obteve 7540 votos em Lafaiete, além de coordenarem a primeira eleição de Fred Costa à Câmara dos Deputados obtendo 625 votos no município. Em 2020, Erivelto foi eleito para seu primeiro mandato para a Câmara Municipal com 862 votos e em 2022 apoiou a dobrada Doorgal Andrada para Estadual e Fred Costa para Federal que tiveram respectivamente 533 e 1773 votos.

Como a eleição que mais interessa agora é a de 2024, onde o atual Prefeito Mário Marcus não poderá concorrer por ter sido reeleito em 2020, surgem muitos nome e até possíveis chapas, inclusive no Legislativo Municipal, que em 2008 teve uma chapa composta por dois Vereadores, Glycon Franco (PMDB) concorrendo para Prefeito, tendo como candidato a Vice, Divino Pereira (PV).

Com a volta do recesso legislativo, João Paulo tem atuado com mais ênfase nos bastidores visando uma eventual candidatura ao Executivo. Embora o principal nome para compor a chapa é do Vereador Erivelto Jayme, João Paulo é cotado para formação de uma chapa com o também Vereador Giusepe Laporte, com ordem indefinida.

Como o União Brasil, atual partido de João Paulo, tem como pré-candidato o atual Diretor Administrativo do ECOTRES e ex-Prefeito Vicente Faria, ele pode migrar para o PRD, partido oriundo da fusão entre PTB e Patriota, que deve ter seu registro liberado nestes semestre junto ao TSE. Criado este partido, o mesmo será presidido em Minas Gerais pelo Deputado Federal Fred Costa e estará à disposição do Vereador Erivelto Jayme em Conselheiro Lafaiete, onde o mesmo terá a prerrogativa de formar a chapa proporcional e uma eventual majoritária do partido, que herdou o número de legenda 25, utilizado pelo PFL/DEM desde sua criação em 1985 até sua fusão com o PSL em 2021, dando origem justamente ao União Brasil.

Uma eventual candidatura do PRD em Conselheiro Lafaiete, seja com João Paulo Rezende, Erivelto Jayme ou outro nome, faz parte de um projeto de fortalecimento não só da legenda em Minas Gerais, mas também do grupo político do atual Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), que pretende concorrer ao Governo de Minas em 2026 e lançar um nome de seu grupo político ao Senado. Embora o principal nome seja do Deputado Federal Fred Costa, este grupo político estuda lançar outros nomes como do atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A outra vaga para Senador ficaria reservada para o petista Reginaldo Lopes, que após duas desistências, deve finalmente concorrer ao Senado na chapa de Rodrigo Pacheco, que deve receber o apoio do PT para sua tentativa de chegar ao Palácio da Liberdade em 2026.

Embora esteja a menos de um ano das eleições municipais, partidos e atores políticos já estão pensando e se movimentando com vista para pelos menos três eleições posteriores a que estar por vir.

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade

© 2023 – Criado por  Dr. Hosting Brasil.