6 de maio de 2024 05:13

Outubro no Brasil com mais ondas de calor?

Setembro é um mês de aumento natural de calor no Brasil – lembrando que o mês inicia a primavera, uma estação que proporciona o retorno das altas temperaturas e também do período de chuva mais regular. Este ano em específico, estamos com características de El Niño. A forte onda de calor que se espalhou sobre o Brasil por quase duas semanas, fez com que as temperaturas atingissem marcas extremas, muito acima do normal por vários dias consecutivos.

Brasil vai ter mais ondas de calor?

A resposta é: Sim! O risco de novas ondas de calor é altamente provável, especialmente durante o mês de outubro. A previsão indica a atuação de sistemas de alta pressão atmosférica – impedindo a formação de nuvens de chuva – estacionados sobre o Brasil durante outros períodos até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueios atmosféricos, e, consequentemente, novas ondas de calor.

VALE LEMBRAR: Outubro é um mês naturalmente mais quente em grande parte do Brasil (até mesmo mais que setembro). Sendo assim, há possibilidade de observarmos temperaturas mais altas ainda do que já ocorreu nesta última onda de calor da segunda semana de setembro.  

GettyImages-1226747204
Foto: Getty Images

Por que esta primavera está tão quente?
 

A primavera de 2023 é especialmente quente por causa da influência do fenômeno El Niño. A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul.  Assim, fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio, de origem polar, que eventualmente possa chegar ao Brasil junto com as frentes frias.

O El Niño diminui a frequência das pancadas de chuva e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil. Lembrando que, a chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária. Menos nuvens, menos chuva resultam em mais horas com sol forte e mais calor.

El Niño no verão 2024!

A primavera de 2023 acontece com um El Niño de forte intensidade, que vai persistir também durante o verão, dentro de uma atmosfera global em aquecimento e ainda com oceanos mais quentes do que o normal. Para completar o combo quente natural, o aquecimento anormal do oceano Atlântico Norte observado em 2023 também têm influência direta no Clima do Brasil.

FONTE CLIMA TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade