27 de abril de 2024 09:22

IMA está comprometido em combater o greening e proteger a citricultura de Belo Vale e mineira

Em resposta ao artigo publicado em 3 de setembro de 2023 pelo Correio de Minas, intitulado “Tangerina Ponkan: do apogeu ao declínio da citricultura em Belo Vale; cidade foi uma das maiores produtoras de MG“, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), afirma que vem tomando todas as medidas necessárias para combater o greening em Minas Gerais e nas principais regiões produtoras de citros do estado.

Em Belo Vale, o IMA já distribuiu cerca de 98 mil armadilhas adesivas para atrair os insetos transmissores da doença. Além disso, foram treinados cerca de 200 “pragueiros”, que são responsáveis por identificar os insetos a olho nu ou com lupa.

O IMA também vem realizando os levantamentos fitossanitários para a detecção do greening em municípios que não possuem a doença, além de executar a fiscalização sobre as vistorias trimestrais feitas pelos responsáveis técnicos dos pomares de citros. 

Lembrando que, em 2017, Minas Gerais lançou, no município de Belo Vale, o Programa Mineiro de Controle do Greening, que visa alertar e dar suporte aos produtores de citros para o combate e manejo correto da praga no estado. 

Além disso, em cumprimento às exigências do governo federal, o IMA, em parceria com a Epamig e a Emater-MG, vem realizando ações de mobilização e orientação dos produtores, como:

  • Campanhas de conscientização sobre a doença e as medidas preventivas que os produtores rurais devem adotar;
  • Oferta de cursos de treinamento para produtores e técnicos, e;
  • Fornecimento de subsídios para produtores que adotarem medidas preventivas.

O controle do greening é um desafio para a citricultura mundial. Além das ações realizadas pelos órgãos oficiais de defesa sanitária, os produtores também devem contribuir para o controle da doença, adotando o manejo recomendado e incluindo o engenheiro agrônomo responsável pela propriedade.

Para isso, é importante que os produtores plantem e renovem os pomares com planejamento, considerando a escolha de mudas sadias produzidas em viveiros protegidos. 

É necessário, também, que o produtor inspecione os pomares frequentemente, para identificar plantas com sintomas da doença, como folhas amareladas, frutos deformados e queda prematura das folhas. Essas plantas devem ser eliminadas o mais rápido possível, para evitar a disseminação da doença. A adoção dessas medidas é essencial para o controle do greening e a preservação da citricultura.

Vale ressaltar que profissionais também são responsabilizados e podem ser até desabilitados caso desrespeitem a legislação vigente no estado de Minas Gerais ou tenham atuação duvidosa por meio de ações não respaldadas e não autorizadas pelo IMA. Em Belo Vale, o IMA já desabilitou um profissional devido à verificação de inúmeras inconformidades realizadas. Esta foi uma medida de segurança frente ao risco sanitário iminente.  

O IMA está comprometido em combater o greening e proteger a citricultura mineira. Nos casos de suspeita da doença, o produtor deve comunicar ao IMA o mais rápido possível. No site www.ima.mg.gov.br é possível ter acesso aos contatos de todas as nossas unidades espalhadas no estado.

Igor Torres
Assessoria de Comunicação Social
(31) 3915-8705
Instituto Mineiro de Agropecuária

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade