A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou que, nas próximas semanas, dará início a um importante projeto de infraestrutura para combater os recorrentes problemas de enchentes na cidade. Trata-se da continuidade da construção de uma galeria de drenagem pluvial da Avenida Telésforo Resende que percorrerá a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Doutor Moreira, desaguando no Rio Bananeiras. A medida tem como principal objetivo diminuir ou até mesmo eliminar as enchentes que frequentemente afligem a população local. A primeira etapa da obra foi feita há 20 anos, não tendo tido continuidade.

Há décadas, os moradores de Conselheiro Lafaiete clamam por intervenções que solucionem o problema das enchentes, que trazem prejuízos materiais e sociais significativos. Com a obra de construção da galeria de drenagem pluvial, a administração municipal visa proporcionar maior segurança e qualidade de vida aos cidadãos.

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, destacou a importância da retomada desta obra para a cidade: “Estamos cientes dos transtornos que as enchentes têm causado aos nossos munícipes ao longo dos anos. Esta galeria de drenagem pluvial é uma conquista para todos nós. Além de prevenir alagamentos, ela contribuirá para a preservação ambiental, visto que direcionará as águas pluviais de forma adequada. Estamos empenhados em proporcionar uma cidade mais segura e agradável para todos os nossos cidadãos, fortalecendo a infraestrutura da cidade e proporcionando maior tranquilidade em períodos de chuvas intensas.”

Numa próxima etapa será executado o trecho acima do local já construído, próximo à sede do INSS, no Centro, em direção ao terminal rodoviário, subindo a avenida.
O investimento estimado para a realização deste projeto é de R$3.068.257,12, com um prazo de conclusão previsto em 6 meses. A iniciativa se alinha com o compromisso da gestão municipal em enfrentar os desafios que afetam diretamente a população, buscando soluções eficazes e duradouras para os problemas urbanos.
